Topo
pesquisar

Ouvindo Música de Qualidade

Orientações

PUBLICIDADE

Quanto mais cedo uma criança tiver contato com a música de qualidade, mas cedo ela adquirirá senso crítico, pois através do hábito de ouvir uma boa música estará longe daquilo que chamamos de lixo cultural.

Hoje em dia temos visto que a massificação cultural traz um repertório limitado, empobrecido, pois o acesso à música se restringe ao rádio e à televisão.

Os programas que oferecem música de qualidade não são atrativos, além de serem divulgados em horários não acessíveis aos jovens e crianças.

Outro grande problema é a cultura familiar. Pais que ouvem músicas da moda estimulam as crianças a seguir os mesmos caminhos, passam a dançar, ouvir e até admirar os modismos.

Projetos escolares que visam à introdução da boa música podem proporcionar aos alunos o primeiro contato com o mundo cultural. Aos poucos os professores envolvidos conseguirão trazer os alunos para essa outra realidade, tirando a massificação.


Projetos escolares incentivam o gosto pela boa música

É importante trabalhar em cima das melodias, mostrando as diversas sensações que as músicas trazem, que algumas deixam o ambiente sereno, bem como as pessoas ali presentes, enquanto que outras podem causar agitação para ambos.

Alguns clássicos podem ser usados dentro da sala de aula, mostrando que as músicas influenciam na concentração, devido à sensação de tranqüilidade que podem proporcionar, levando os alunos a fazerem as tarefas mais bem feitas e com uma margem de erros menor.

Trabalhar com as letras da MPB também é uma boa atividade de leitura e escrita, onde o professor pode explorar a realidade da época, o romantismo, a política, a melancolia, dentre outros.

Proposta de pesquisas via internet são bem aceitas pelos alunos, pois o acesso ao mundo virtual oferece grande motivação para os mesmos. Os tipos de música podem ser pesquisados e explorados como: clássicos, erudita, samba, MPB, rock, folclóricas e de região.

Algumas fundações promovem apresentações de orquestras sinfônicas gratuitamente, podendo a escola programar um passeio cultural com os alunos, trazendo aos mesmos uma forma de contato com uma apresentação de qualidade, além da visualização dos instrumentos musicais.

Aos poucos, as crianças passam a gostar dos diferentes estilos, perdendo o interesse pelas músicas popularizadas e de massa, que contribuem para o aumento da sensualidade e da marginalidade.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Horários de Educação Física
Valorizando e planejando as aulas de educação física

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola