Topo
pesquisar

Temas atuais usados no ensino da Geografia

Orientações

PUBLICIDADE


Estádio Olímpico de Pequim.

O professor de Geografia muitas vezes encontra dificuldades em atrair a atenção dos alunos em direção aos conteúdos da disciplina, que muitas vezes é vista por eles como “chata” e desinteressante.

Diante dessa realidade comum em grande parte das escolas, o educador da ciência em questão deve buscar alternativas atrativas de ensino, com a finalidade de chamar a atenção dos alunos nas aulas.

Diversas são as alternativas didáticas que podem ser usadas para alcançar tais propósitos, uma delas é a utilização de temas em destaque na mídia ou temas atuais para o ensino de Geografia, especialmente em períodos de eventos esportivos como Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas, Pan-americano, Fórmula 1 entre outros.

Como muitas crianças e adolescentes sempre são interessados em esportes, fica mais fácil atraí-los para o conteúdo escolar, por exemplo, as Olimpíadas que serão realizadas na China. Nesse caso, o professor primeiramente chama a atenção dos alunos para os esportes que serão disputados nesse evento, depois propõe algumas discussões como: onde está localizado o país, qual é a língua oficial, qual é o número de habitantes, em quais cidades acontecerão as disputas esportivas, qual é o clima do país.

Provavelmente muitas perguntas não serão respondidas, mas se nesse momento os alunos tiverem material para buscar tais informações a pesquisa poderá ser realizada e novos questionamentos poderão surgir. Contudo, se os alunos não tiverem material à disposição não importa, pois o melhor é aguçar a curiosidade dos mesmos, assim estarão motivados a buscar mais informações sobre o país em estudo.

Logo após, é interessante que o professor faça uma introdução geral sobre o país em questão, no final da aula o aluno deverá realizar uma pesquisa em casa com temas que associam esportes e Geografia, dessa maneira, o estudo de determinados conteúdos pode se tornar mais agradável aos alunos.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola