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A orientação prévia – Uma iniciativa rentável

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Toda pesquisa deverá ter um fim em si mesma


A agilidade e a comodidade conferidas pelos recursos tecnológicos, notadamente contribuem para que os educandos sintam-se seguros no que se refere à busca pela informação. Imbuídos no propósito de realizar uma pesquisa, recorrem à Internet, e lá se deparam com uma imensa diversidade de conteúdos que atendem as mais variadas áreas do conhecimento.

É fato que tal ocorrência acaba compelindo a familiaridade ora estabelecida com fontes didáticas trazidas pelos livros, e, consequentemente, interferindo no hábito da leitura, pois parece inacreditável, mas o dinamismo com o qual se compartilha as relações sociais instiga-nos à recorrência por “alternativas” mais práticas, concisas e rápidas.

A situação tende a se tornar um tanto mais atenuada quando, diante de uma pesquisa proposta pelo educador, os alunos mostram-se desnorteados em função da falta de uma orientação prévia no que se restringe a fontes bibliográficas retratadas de maneira precisa. O resultado na maioria das vezes acaba sendo meras cópias de trechos ao invés de trabalhos autorais e criativos.

Diante desse quadro, torna-se imprescindível ressaltar que antes de tudo, toda e qualquer atividade deverá fazer sentido por parte de quem a realiza. Tendo em vista que a pesquisa é essencial a todos os setores do conhecimento, a mesma não é concebida como algo nato ou intuitivo, e sim, algo explorado, visando ao aperfeiçoamento do perfil linguístico e teórico.

Desta forma, o educador é peça fundamental neste processo, ao passo que sua missão é a de delimitar estratégias viáveis e eficazes rumo à concretização dos objetivos propostos. Para tal, eis a seguir alguns passos que poderão ser decisivos, como por exemplo:

# Atribuídos os propósitos que se desejam alcançar com a referida atividade, é chegado o momento de partir para a coleta de dados. Mas será que os educandos devem se limitar somente àqueles que, a priori, lhes parece conveniente?

O ideal é que haja o confronto de fontes informativas, comparando opiniões de diferentes autores, destacando os pontos relevantes, e, posteriormente criando um texto coeso e coerente de modo a tender às expectativas desenvolvidas frente à realização do trabalho.

# Uma proposta altamente sugestiva é que seja explorada, o quanto antes, a habilidade em desenvolver trabalhos cuja estética assemelhe-se à modalidade científica, contendo todos os requisitos que são peculiares a qualquer projeto, como é ocaso da apresentação, justificativa, metodologia, desenvolvimento e conclusão.

Complementando como produto final, propõe-se uma apresentação de tudo aquilo que foi conquistado, por meio de um seminário, uma mostra, dentre outros recursos metodológicos.

Diante desta postura, o educador proporcionará aos educandos um sentimento de autonomia ao elencar situações-problemas, motivando-os à pesquisa, comparando informações obtidas, articulando dados e, sobretudo, moldando algo considerado como uma fonte inesgotável, ilimitado, ou seja, o próprio conhecimento.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

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