Topo
pesquisar

Educação da Criança

Sugestões para Pais e Professores

PUBLICIDADE


Educação é um processo que requer esforço por parte de todas as pessoas que convivem com a criança.

Educar uma criança não é tarefa muito fácil, os envolvidos com o processo se deparam com muitas dificuldades diariamente. É importante criar uma maneira de agir que possa auxiliar todos aqueles que fazem parte da convivência da criança, já que atuar de forma organizada pode proporcionar uma harmonia maior no ambiente familiar, onde a educação infantil deve ser iniciada.

É no contexto familiar que os conceitos e valores, que irão nortear a criança em todo o decurso da vida, são passados. Cabe à escola a formação acadêmica, acrescida de alguns valores, ou seja, apenas ampliar a atuação que iniciou na família. Já que tanto os pais como os professores exercem papéis importantes na educação, ambos precisam estar em sintonia. Se a escola ou a família descuida da educação, no sentido de “jogar” a responsabilidade um para o outro, a criança sai perdendo, sua educação fica negligenciada.

Educar é um processo, requer tempo, não é da noite para o dia. Algumas questões-chave propostas que o compreende são: acordo, firmeza, perseverança, paciência. O acordo envolve todos os cuidadores, que além de se conhecerem, necessitam atuar em parceria. A firmeza é uma prática que deve ser constante, pois proporciona segurança à criança, quando ela percebe a firmeza vinda de um “não”, isso lhe possibilita lidar com a frustração. Como a educação é construída diariamente, persista, assim o resultado poderá ser melhor. É notório que por trás da firmeza, perseverança, bem como da paciência, está o sacrifício, outro ponto importante que a tarefa de educar requer.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasi Escola

Sugestões Pais e Professores - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola