Topo
pesquisar

Blog, Linkando idéias do real para o virtual

Trabalho Docente

PUBLICIDADE

Mudam o tempo, os sentimentos, as formas de comunicação. O tempo não pára, os sentimentos, mesmo diferentes, nos acompanham sempre, mas e a comunicação? Essa merece uma atenção especial.

Hoje buscamos formas cada vez mais rápidas e eficientes de nos comunicar, expor idéias, conceitos, angústias, alegrias. A tecnologia abre as portas para a solução de diversos problemas, passada a angústia de que os computadores poderiam substituir o homem, ela vem para somar e aproximar pessoas com uma velocidade nunca vista.

Como nos fala Valente: "As novas tecnologias que já estão ficando velhas", estão cada vez mais presentes na nossa vida. O computador e a internet não são mais novidades, estão em constante mudança e oferecendo cada vez mais recursos, passando a ser uma necessidade. Através da informática podemos fazer compras, conversar com pessoas distantes, procurar emprego, escutar música, assistir a filmes, pesquisar, estudar, trabalhar.

Além de suprir algumas necessidades impostas pelo mundo de hoje, a tecnologia oferece algumas ferramentas que são utilizadas para mostrar ao mundo, através do imaginário virtual no ciberespaço, a criatividade e a inteligência do ser humano.

Uma das ferramentas oferecidas para a comunicação na internet é o blog. O termo é derivado da união das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registravam os eventos das viagens). Blog trata-se de uma abreviatura de weblog que representa registros feitos na internet em ordem cronológica.

Os primeiros blogs traziam a idéia de um diário virtual, com registro de fatos e sentimentos feito de uma forma simples, onde o usuário não precisa ter nenhum conhecimento de programação. Essa forma simples e dinâmica de publicação traz, além dos registros, a possibilidade de postar comentários e links, atraindo não só pessoas dispostas a contar sua vida na rede como também empresas que divulgam seus produtos e serviços, estudantes que pesquisam o mesmo assunto, etc.

Assim formam-se comunidades virtuais através dos blogs que se unem com um mesmo objetivo. No caso da escola ele é usado para que os alunos compartilhem suas idéias, toquem experiências não só entre si, mas com alunos de outras escolas em outras cidades, enriquecendo assim o processo de aprendizagem. Os blogs são uma maneira de estar-junto, conversar, trocar informações e expor sentimentos, mostrando que a máquina é capaz de unir as pessoas ao contrário do que se pensava antes.

Vanessa dos Santos Nogueira
Pedagoga
Colunista - Brasil Escola

Trabalho Docente - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola