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SUGESTÃO E ORIENTAÇÃO DE AULA SOBRE A SUBSTÂNCIA ÁGUA COMO RECURSO NATURAL RENOVÁVEL
A Terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida. Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica a ocorrência de seres vivos somente em nossa biosfera. Nos animais o teor hídrico chega a 70% da composição de um organismo, e nos vegetais aproximadamente 90%.
A maior parte deste recurso natural (cerca de 97% de toda a água), encontra-se nos mares, oceanos e geleiras. Contudo, também presente em rios e lagos, porém em menor quantidade.
Na litosfera, porção sólida do planeta, existe uma grande quantidade de água, mantida debaixo do solo, conhecida como água subterrânea. Dependendo do local, formam-se verdadeiros rios subterrâneos, conhecidos como lençóis freáticos.
Quando um rio encontra o mar, as águas se misturam, é o que ocorre em áreas de mangue e estuários. Essa água não é doce nem salgada, mas sim água salobra. Os organismos viventes neste tipo de ambiente são adaptados a essa condição transitória.
SUGESTÃO:
O professor pode organizar uma dinâmica entre os alunos, priorizando os seguintes assuntos:
- A água como composto químico prioritário à vida;
- A poluição dos recursos hídricos e a importância da água para os organismos;
- Os processos de assoreamento;
- A provável escassez de água;
- Alterações climáticas relacionadas à devastação do ambiente e suas implicações ao regime pluvial;
- Colaboração individual para preservação deste recurso renovável, porém esgotável;
- Dicas de como economizar água (utilização de água potável e o consumo doméstico);
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola