Whatsapp

Água | Sugestão de Aula

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A preservação dos recursos hídricos do planeta.

SUGESTÃO E ORIENTAÇÃO DE AULA SOBRE A SUBSTÂNCIA ÁGUA COMO RECURSO NATURAL RENOVÁVEL

A Terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida. Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica a ocorrência de seres vivos somente em nossa biosfera. Nos animais o teor hídrico chega a 70% da composição de um organismo, e nos vegetais aproximadamente 90%.

A maior parte deste recurso natural (cerca de 97% de toda a água), encontra-se nos mares, oceanos e geleiras. Contudo, também presente em rios e lagos, porém em menor quantidade.

Na litosfera, porção sólida do planeta, existe uma grande quantidade de água, mantida debaixo do solo, conhecida como água subterrânea. Dependendo do local, formam-se verdadeiros rios subterrâneos, conhecidos como lençóis freáticos.

Quando um rio encontra o mar, as águas se misturam, é o que ocorre em áreas de mangue e estuários. Essa água não é doce nem salgada, mas sim água salobra. Os organismos viventes neste tipo de ambiente são adaptados a essa condição transitória.

SUGESTÃO:

O professor pode organizar uma dinâmica entre os alunos, priorizando os seguintes assuntos:

- A água como composto químico prioritário à vida;

- A poluição dos recursos hídricos e a importância da água para os organismos;

- Os processos de assoreamento;

- A provável escassez de água;

- Alterações climáticas relacionadas à devastação do ambiente e suas implicações ao regime pluvial;

- Colaboração individual para preservação deste recurso renovável, porém esgotável;

- Dicas de como economizar água (utilização de água potável e o consumo doméstico);

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola