PUBLICIDADE
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um instrumento utilizado para analisar o desenvolvimento social de um país, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Consiste na média que aborda três aspectos:
- Conhecimento: obtido por meio da média de anos de estudo da população adulta e o número esperado de anos de estudos;
- Saúde: calculado através da expectativa de vida ao nascer;
- Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita.
O IDH varia de 0 a 1, quanto mais se aproxima de 1 maior o IDH de um país. Nações ricas possuem IDH próximo a 1, nações em desenvolvimento apresentam IDH mais próximo de 0.
Ao verificarmos o ranking dos países que apresentam o IDH mais elevado, notamos que o continente europeu se destaca, atualmente 13 das 20 nações que possuem as melhores médias são europeias. Por outro lado, os menores Índices de Desenvolvimento Humano estão nos países da África.
Quando trabalhado esse conteúdo em sala de aula é importante que os alunos reflitam sobre o cenário mundial, com as desigualdades sociais que influenciam diretamente na qualidade de vida de uma população.
Questione os alunos sobre a concepção que eles possuem sobre IDH, e quais os critérios utilizados para a obtenção desse dado. Escreva todas as opiniões no quadro, e em seguida faça o esclarecimento do conteúdo.
Entregue aos alunos uma lista atualizada contendo o IDH de cada país e sua respectiva posição. Com a lista em mãos destaque os 20 primeiros e os 20 últimos da lista, posteriormente aponte o continente que apresenta mais países entre os primeiros e os últimos do ranking de Índice de Desenvolvimento Humano.
É essencial que aborde os critérios utilizados para se estabelecer o IDH de um país. Em seguida, questione os alunos a respeito dos fatores determinantes para as disparidades sociais entre os países com maior e menor IDH.
Analise a média do Brasil, e compare com os outros países. Solicite aos estudantes possíveis soluções para a elevação do IDH brasileiro, e como a população pode contribuir para esse processo.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola