Whatsapp

Órgãos do corpo humano

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Conhecer sobre o corpo humano e sobre os órgãos que o compõem é essencial para que os alunos saibam qual a importância de cada órgão e qual a função de cada um. Assim, os alunos saberão como cuidar melhor do próprio corpo e conhecerão as consequências de uma alimentação ruim, de se praticar atividades físicas, etc.

Para ajudar seu aluno a aprender e potencializar o conhecimento sobre as funções de cada órgão do corpo humano, o professor pode preparar um bingo.

Faça cartelas de cartolina com imagens de órgãos do corpo humano, em vez de números, como no bingo tradicional. Cada cartela deve conter 8 imagens de órgãos, apresentando uma sequência de órgãos diferentes em cada cartela. É bom que a imagem contenha o nome do órgão para que os alunos não se confundam. Essas cartelas serão entregues aos alunos, que as devolverão ao professor no final do jogo. O bingo pode ser jogado em grupo ou individualmente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em fichas menores o professor deverá colocar as funções dos órgãos que estão nas fichas que serão distribuídas aos alunos. Essas fichas ficarão com o professor, que pode guardá-las em uma caixinha.

Se o professor for “cantar” o bingo, ele deverá retirar uma ficha da caixinha e ler para os alunos a função do órgão do corpo que está escrita. Os alunos devem descobrir de qual órgão se trata e marcar em sua cartela a imagem do órgão correspondente com um pedacinho de papel.

O jogo continua até que um ou mais alunos completem toda a cartela.

Cabe ao professor escolher qual será o “prêmio” dado ao aluno que completar a cartela primeiro.

Exemplo de uma cartela que será distribuída aos alunos
Exemplo de uma cartela que será distribuída aos alunos

Paula Louredo
Graduada em Biologia

Artigos Relacionados
Já pensou em como melhorar suas aulas de anatomia humana? Que tal a confecção de um atlas do corpo humano?
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola