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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a avaliação da aprendizagem deve compreender o ensino oferecido, a atuação do professor, o desempenho do aluno, a estrutura da escola, as ferramentas auxiliares promovidas no ensino e a metodologia utilizada.
Não devemos pensar uma avaliação somente voltada para a medição dos conteúdos ensinados, ela deve possuir características contextuais embasadas em temas transversais como: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, educação sexual e saúde. A interdisciplinaridade também deve ser abordada, por exemplo: em uma avaliação de Matemática podemos criar situações problemas relacionadas à Física, Química, Biologia, Engenharia, entre outras ciências afins.
Atualmente, a educação tem sofrido uma série de reformulações no intuito de resgatar a individualidade de cada estudante, promovendo de forma contundente sua inserção na presente sociedade. O aluno precisa sentir segurança em relação ao trabalho desenvolvido pela escola e seus colaboradores, para que produza resultados satisfatórios. Através de aulas bem elaboradas e trabalhadas, seguidas de uma avaliação moldada de acordo com os PCN’s esse sucesso será alcançado.
Ao construir uma avaliação sobre determinado conteúdo, tenha certeza de que ela:
Seja uma ferramenta capaz de permitir com que o aluno saiba analisar os avanços e dificuldades envolvendo o conteúdo;
Promova a integralização entre o ensino e a aprendizagem;
Seja uma verificadora do nível de conhecimento que o estudante detém;
Possua questões que possam ser respondidas através da relação entre os conteúdos estudados e acontecimentos cotidianos;
Apresente questões discursivas capazes de permitir ao aluno dispor suas ideias em prol do tema apresentado;
Envolva questões de múltipla escolha, pois permitem ao aluno comparar afirmações na busca pelo acerto.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil