PUBLICIDADE
A ciência é um conteúdo que promove o desenvolvimento intelectual infantil e ainda pode contribuir para um desempenho melhor em outras áreas. Privar a criança de aprender ciências é impedi-la de ter um contato direto com a realidade, de poder debater com seus colegas sobre um assunto super curioso que só este conteúdo pode oferecer.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a ciência como construtora mental promove o desenvolvimento intelectual da criança.
Um exemplo deste tipo de atividade:
O professor poderá introduzir o conceito de eletricidade com uma simples experiência.
Material: um pente de plástico e muitos pedacinhos de papel (bem pequenos);
Procedimento: esfregue o pente nos cabelos e o aproxime dos pedacinhos de papel, estes irão voar até o pente.
Explicação científica: a fricção no pente causa um déficit de cargas, tornando-o atrativo.
Conclusão: Toda matéria é composta de cargas elétricas.
É um experimento simples e que irá causar curiosidade e euforia por parte dos alunos. É importante que após executar a experiência, o professor estimule os alunos a chegar a uma conclusão.
Atividades desenvolvidas durante a prática:
• Capacidade de observação;
• Problematização do tema;
• Formulação de perguntas;
• Suposições e hipóteses sobre o fenômeno investigado.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola