PUBLICIDADE
Usaremos como estratégia de ensino o recurso da fotografia. Esse recurso didático possibilitará ao professor abordar o tema: A expansão do capitalismo europeu. Lembre-se que a fotografia conta uma história e, ao interpretá-la, professores e alunos se deparam com informações subjetivas, mas mesmo assim não podemos deixar de lado o caráter objetivo que a fotografia carrega, pois o seu uso em sala de aula ampliará um novo campo de interpretação que talvez só a escrita dentro de determinado tema não dê conta.
• Ao introduzir o assunto A expansão do capitalismo europeu em sala de aula, faça uma breve síntese sobre o que foi A Revolução Industrial e as principais consequências geradas por ela.
• Enfoque os prós e os contras da Revolução Industrial.
• Sugiro que trabalhe os conceitos de capital, modo de produção e imperialismo.
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra no começo do século XVIII. A fase inicial dessa revolução foi caracterizada pelo aperfeiçoamento dos processos de trabalho industrial, contribuindo para a substituição das ferramentas pelas máquinas. Com isso, a grande produção mecânica passou a predominar e ocorreu a separação do capital e do trabalho. Os meios de produção concentraram-se nas mãos de poucos e o trabalho assalariado tornou-se dominante.
A consolidação do capitalismo modificou amplamente a vida da maioria das pessoas. Grande parte da população camponesa deixou suas terras e passou a trabalhar nas fábricas – isso gerou um aumento substancial das cidades e, consequentemente, da população. Outro fato que mereceu destaque foi a ocorrência de grande mão de obra feminina e infantil que até então não existia no campo fabril.
Observamos que no século XIX o capitalismo ganhou força exacerbada. Como se deu esse processo?
• Feita toda a síntese, mostre a fotografia de forma que todos a vejam claramente.
• Peça aos alunos que observem atentamente a imagem e, em seguida, questione-os oralmente com as perguntas abaixo.
• Você poderia identificar em qual contexto histórico a fotografia está inserida?
• Qual a intenção do fotógrafo ao tirar a foto? Professor, peça sugestões e não permita que os questionamentos fiquem soltos, ou seja, sem uma justificativa.
• O homem negro que está do lado esquerdo da fotografia (bem à frente) difere dos demais? Por quê?
• Quem são as demais pessoas fotografadas?
• A fotografia tem relação com a expansão do capitalismo europeu? Por quê?
• O capitalismo ganhou força somente na Europa?
• Procure ressaltar que o imperialismo foi determinante para a expansão do capitalismo europeu no mundo.
• Sugiro ao professor que trabalhe na aula seguinte os conceitos de capital, modo de produção e imperialismo.
Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Brasil Escola