Topo
pesquisar

A história das lentes

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


Óculos, instrumento óptico

Não se tem certeza de quando é que foram criadas as primeiras lentes, mas já no século VIII a.C existia um cristal de rocha com propriedades de ampliação da imagem. No entanto, foi só no século XIII que esse cristal passou a ser conhecido e utilizado, foi então que surgiram os primeiros óculos. Desde a sua origem esse instrumento óptico tem sido muito utilizado. Na época, logo após sua criação, houve uma rápida popularização, de modo que muitos pesquisadores começaram a fazer combinações entre as lentes para a aplicação nos chamados instrumentos ópticos como, por exemplo, o microscópio, instrumento esse que foi o primeiro a surgir a partir das combinações entre as lentes.

Ainda hoje as lentes são muito utilizadas, seja no microscópio, no telescópio, nos óculos e em muitos outros meios. Hoje os óculos são muito populares, mas o que muitos não conhecem são as propriedades e características que as lentes que eles usam possuem. A abordagem do assunto de lentes, assim como o de espelhos, é muito importante para que os alunos possam entender como é que as imagens são aumentadas ou diminuídas com o uso das lentes nos instrumentos ópticos, entender como é que os óculos escuros funcionam, e muitos outros fenômenos relacionados a lentes. Talvez essa seja a parte mais crítica de se trabalhar com os alunos, mas a união da teoria com a exemplificação de alguns instrumentos ópticos que utilizam lentes como, por exemplo, luneta, máquina fotográfica, pode tornar a aula de física um sucesso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não existe fórmula para uma boa aula, o que o professor de física deve ter em mente é que ele deve fazer com que seus alunos compreendam que a física não está distante deles, pelo contrário, ela está mais próxima do que eles pensam.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola