Whatsapp

A importância dos Jogos no Ensino da Matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles.

A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador.

A idéia principal é não deixar o estudante participar da atividade de qualquer jeito, devemos traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas. O aluno não pode encarar o jogo como uma parte da aula em que não irá fazer uma atividade escrita ou não precisará prestar atenção no professor, promovendo assim uma conduta de indisciplina e desordem, mas precisa ser conscientizado de que aquele momento é importante para sua formação, pois ele usará de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo orientador, porque o jogo pode não ter uma resposta única, mas várias, devemos respeitar as inúmeras respostas, desde que não fujam do propósito.

A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a idéia de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marcos Noé
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola 

Artigos Relacionados
Já experimentou realizar uma aula de Matemática com Tiro ao Alvo? Veja dicas para utilizar esse jogo e como confeccioná-lo!
Clique para conferir uma sugestão de atividade que é efetiva para o ensino de multiplicação no Ensino Fundamental!
Já se imaginou utilizando um jogo de tabuleiro em uma aula de Matemática? Confira nossa sugestão para uma aula envolvente!
Clique e obtenha uma sugestão de atividade para o ensino de expressões numéricas fazendo uso da calculadora.
Veja uma sugestão de aula para o ensino de circunferência e círculo em que os alunos trabalharão em grupos e compartilharão conhecimentos!
Clique para obter uma sugestão de aula sobre medidas de dispersão e saiba também trabalhar as medidas de tendência central e atividades de pesquisa.
Clique e confira uma sugestão de aula sobre o cálculo de áreas de superfícies planas.
Veja uma sugestão de aula sobre quadriláteros em que o professor propõe que seus alunos construam-nos com régua e compasso.
Veja uma sugestão de aula sobre números decimais que propõe a criação de um supermercado fictício na escola para que os alunos aprendam brincando!
Você já pensou em aplicar o jogo “Batata Quente” nas aulas de matemática? Confira aqui algumas dicas!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola