Topo
pesquisar

A importância dos Jogos no Ensino da Matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles.

A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador.

A idéia principal é não deixar o estudante participar da atividade de qualquer jeito, devemos traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas. O aluno não pode encarar o jogo como uma parte da aula em que não irá fazer uma atividade escrita ou não precisará prestar atenção no professor, promovendo assim uma conduta de indisciplina e desordem, mas precisa ser conscientizado de que aquele momento é importante para sua formação, pois ele usará de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo orientador, porque o jogo pode não ter uma resposta única, mas várias, devemos respeitar as inúmeras respostas, desde que não fujam do propósito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a idéia de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.

Por Marcos Noé
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola 

Gráficos e tabelas podem ser usados para encontrar medidas de dispersão
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre as medidas de dispersão
A atividade “Batata Quente” pode ser desenvolvida com qualquer faixa etária e enriquece as aulas de matemática
Estratégias de ensino-aprendizagem Uso do jogo “Batata Quente” nas aulas de Matemática
A calculadora não pode ser a única a conhecer os cálculos, mas sim uma ferramenta para agilizá-los
Estratégias de ensino-aprendizagem O uso da calculadora no ensino de expressões numéricas
Utilize o “tiro ao alvo” em suas aulas de matemática. O jogo pode ser relacionado com diversos conteúdos
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula de Matemática com Tiro ao Alvo
Quadrilátero formado pela ligação entre os pontos médios dos segmentos de outro quadrilátero
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre quadriláteros
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola