PUBLICIDADE
O ensino de física nem sempre é uma tarefa fácil. A falta de conhecimentos básicos em leitura e interpretação de textos, e dificuldades com a matemática básica, são fatores que prejudicam a aprendizagem do estudante logo no primeiro contato com a física - no último ano do ensino fundamental.
Diariamente nos deparamos com situações em que alunos de terceiro ano de ensino médio não conseguem solucionar problemas envolvendo força e campo elétricos, em razão da grande dificuldade de se trabalhar com potência de base dez e notação científica.
É comum encontrarmos alunos na primeira série do ensino médio com grandes dificuldades em física em virtude da grande dificuldade na resolução de equações de primeiro e segundo graus.
Essas dificuldades não acabam por aí. Quando o assunto é fração ou radiciação, o temor dos alunos aumenta. Operações do tipo , tornam-se algo de outro mundo para alunos que têm muitas dificuldades com frações.
Uma saída para esses problemas é dedicar a primeira semana do ano letivo para revisar conteúdos matemáticos relevantes para o ensino de física. Uma parceria com o professor de matemática pode ser uma boa pedida.
Trabalhar os conteúdos de física paralelamente aos conteúdos aplicados pelo professor de matemática pode ser uma ferramenta muito eficiente, entretanto, a união de pais e professores é fundamental para mostrar aos estudantes a verdadeira importância da matemática no dia a dia e em que ela será aplicada nos anos subsequentes.
Aulas práticas e interdisciplinares também se têm mostrado uma ferramenta eficiente no processo ensino-aprendizagem de ciências. O simples fato de ensinar ao aluno como se faz a leitura de um termômetro ou até mesmo como medir pequenas distâncias, será de grande ajuda no entendimento de conteúdos como Movimento Uniforme e Termometria.
A geometria e a trigonometria, estudadas no 9º ano do ensino fundamental, podem ser aplicadas em fenômenos presentes no cotidiano do aluno. Mostrar como medir a altura de um prédio, usando a trigonometria do triângulo retângulo, será de grande utilidade nas aplicações da óptica geométrica.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) “A busca de informações em fontes variadas é um procedimento importante para o ensino e aprendizagem de Ciências. Além de permitir ao aluno obter informações para a elaboração de suas ideias e atitudes, contribui para o desenvolvimento de autonomia com relação à obtenção do conhecimento.” (pág. 121).
A matemática, entretanto, é a ferramenta utilizada pelos físicos para explicar os fenômenos da natureza, e isso deve ser mostrado ao aluno a cada aula, tanto de matemática quanto de física.
Por Kleber Cavalcante
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola