Whatsapp

A importância do Plano de Aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

A realização do planejamento é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem
A realização do planejamento é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem
PUBLICIDADE

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.

Entre os elementos que devem compor um plano de aula estão:

- clareza e objetividade;
- Atualização do plano periodicamente;
- Conhecimento dos recursos disponíveis da escola;
- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado;
- Articulação entre a teoria e a prática;
- Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;
- Sistematização das atividades com o tempo;
- Flexibilidade frente a situações imprevistas;
- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;
- Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes.

Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Artigos Relacionados
O trabalho com a crônica a serviço da reflexão crítica pode resultar numa proposta altamente rentável, por isso constate algumas sugestões metodológicas!
Certifique-se acerca de algumas propostas metodológicas e descubra como a literatura se concebe como fonte de atuação crítica, não deixe de clicar!
Um texto de opinião pode se transformar em uma rica e valiosa interpretação, no sentido de desvendar um pouco mais acerca do discurso. Clique e confira importantes dicas!
Despertar valores humanos? Conheça aqui algumas posturas metodológicas cujo subsídio se encontra no trabalho com a voz poética.
Sugestões metodológicas com vistas a conferir mais vida ao enredo narrativo? Confira-as aqui, cuja proposta é a análise do personagem!
Educador, conscientize os educandos acerca das novas regras ortográficas o quanto antes! Como? Clicando e conferindo algumas dicas!
A realização de uma mostra cultural na escola se apresenta como uma prática pedagógica eficaz, ainda mais fazendo uso da crônica! Aproveite!
Comprove a eficácia oriunda do trabalho com diferentes gêneros utilizando-se de diferentes propostas metodológicas em um só clique!
Direitos reservados, contudo, deveres impostos. Sabe como? Simples, mediante o trabalho com o gênero “lei”. Clique e confira as sugestões metodológicas!
Trabalhar gêneros? Não sem antes fazer uso das tipologias textuais. Repense suas práticas didáticas clicando aqui!
A intepretação textual pode ser bastante proveitosa em sala de aula. Para isso, confira acerca de alguns pressupostos referentes a esse assunto. Sabe como? Em apenas um clique!
Mais um ano letivo está próximo: quais metas serão adotadas? Já pensou? Caso não, não deixe de clicar e conferir algumas delas!
A escrita do texto argumentativo está condicionada ao levante de argumentos, que podem ser conquistados por meio de um debate.
Em um ambiente heterogêneo, múltiplas inteligências poderão ser despertadas. Que tal por meio da música e da poesia? Confira algumas sugestões!
O trabalho literário como fonte de reflexão... Em apenas um clique descubra acerca de algumas propostas metodológicas bastante eficazes!