Whatsapp

A interdisciplinaridade com base nos gêneros textuais

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Trabalho interdisciplinar - Interação com o aprendizado



Visando promover a concretização de resultados positivos no que se refere ao ensino-aprendizagem, cita-se a importância de trabalhar a interdisciplinaridade no contexto educacional.

A eficácia obtida fundamenta-se no princípio de que sua aplicação promove uma maior interatividade na relação professor x aluno, como também propicia um maior envolvimento com o conteúdo ora trabalhado por parte do aluno.

Dessa forma, tal procedimento corrobora única e simplesmente para uma melhor assimilação, em razão desta familiaridade travada entre aprendiz e aprendizado.

Enfatizando o trabalho docente a partir do estudo de gêneros textuais, os mesmos são passíveis de uma gama bastante variada concernente à aplicação entre as disciplinas.

Tornando prática a presente afirmativa, atentemo-nos para os textos instrucionais, em especial, a receita culinária, explicitada a seguir:

Creme de chantilly com maracujá

2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite sem soro
500 gr de Chantilly
3/4 xícara (chá) de suco concentrado de MARACUJÁ
1/2 xícara (chá) leite frio
6 colheres (sopa) açúcar
1 colher (sopa) achocolatado em pó
1/2 pacote de bolacha doce de sua preferência
1 maracujá
1 pacote de 30gr de chocolate granulado

Modo de Preparo:

1º passo: Prepare o Chantilly na batedeira com o açúcar e reserve na geladeira.

2º passo: Coloque no liquidificador e bata por 4 minutos: leite condensado, creme de leite e o suco maracujá.

Depois de bater, coloque todo este creme em um refratário grande e leve ao freezer.

3º passo: Com a bolacha de sua preferência, passe pelo leite com achocolatado e faça uma camada apenas em cima do creme. VOLTE À GELADEIRA.

4º passo: Depois de 30 minutos. Coloque todo o Chantilly em cima da camada de bolacha.
Corte o maracujá e espalhe toda a semente por cima do chantilly. Em seguida cubra com chocolate granulado.

Coloque no freezer e sirva depois de 3 horas.

*No que se refere à Língua Portuguesa, um aspecto de total relevância é o emprego dos verbos no modo imperativo sob uma perspectiva analítico-discursiva, levando em consideração a linguagem persuasiva.

*No campo das exatas, sugere-se a criação de uma receita patenteada pelos alunos, na qual poderão ser abordados uma multiplicidade de temas, tais como números fracionários (metade, a terça parte, entre outros), unidades de medida (litro, gramas) e noções de quantidade como um todo.

*Investindo também na questão dos valores morais, sociais e éticos, surge a possibilidade de promover uma mostra “gastronômica” na escola, contando com a participação da família, no objetivo de comercializar os “feitos” obtidos pela arte culinária, despertando o instinto solidário por meio da ajuda a uma entidade filantrópica, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Ao analisar os elementos que compõem a notícia, os alunos poderão desenvolver um olhar crítico sobre ela. Clique para conferir uma metodologia que envolve esse gênero!
Comprove a eficácia oriunda do trabalho com diferentes gêneros utilizando-se de diferentes propostas metodológicas em um só clique!
Linguagem, imagem e ação nas aulas de língua portuguesa: Escrevendo o gênero roteiro em sala de aula.
Trabalhar gêneros? Não sem antes fazer uso das tipologias textuais. Repense suas práticas didáticas clicando aqui!
Só gêneros textuais? Ou só tipos textuais? Clique e confira acerca de algumas elucidações consideradas pertinentes, no sentido de atestar sobre a melhor forma de trabalhá-los.
O modo imperativo se encontra presente nos diferentes gêneros, representando uma excelente proposta metodológica no sentido de fazer valer o sentido expresso por ele. Confira!
Mediante o desenvolvimento de determinadas competências, o trabalho com gêneros orais se mostra bastante eficaz. Atenha-se a mais detalhes clicando aqui!
Linguagem e ação: Uma sugestão de aula sobre textos literários e não literários.