A migração no Brasil

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Os fluxos migratórios ocorrem desde o início da história da humanidade. Esse processo consiste na mobilidade espacial da população, podendo ocorrer em escala global, nacional, estadual e municipal.

A migração ocorre por diferentes fatores, sendo desencadeada por motivos religiosos, culturais, ambientais, políticos e econômicos. No Brasil, os fatores econômicos são os principais responsáveis pelas correntes migratórias, pois, no país existem áreas mais industrializadas, sendo, portanto, mais atrativas para a população.

No entanto, parte dos imigrantes não consegue se inserir no mercado de trabalho local, por não possuírem mão de obra qualificada com vistas a atender o mercado que, a cada instante torna-se mais exigente e competitivo. Esse processo faz com que muitos deles passem por diversas dificuldades nos grandes centros urbanos.

Ao trabalhar esse tema em sala de aula, o professor pode utilizar como recurso didático, a música do cantor e compositor Belchior. A canção Fotografia 3x4 aborda de forma brilhante essa situação. A letra é a seguinte:

Eu me lembro muito bem do dia em que eu cheguei
Jovem que desce do norte pra cidade grande
Os pés cansados e feridos de andar légua tirana
E lágrima nos olhos de ler o Pessoa
e de ver o verde da cana.
Em cada esquina que eu passava
um guarda me parava, pedia os meus documentos e depois
sorria, examinando o três por quatro da fotografia
e estranhando o nome do lugar de onde eu vinha.
Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade,
disso Newton já sabia! Cai no sul grande cidade
São Paulo violento, Corre o rio que me engana.
Copacabana, zona norte
e os cabarés da Lapa onde eu morei
Mesmo vivendo assim, não me esqueci de amar
que o homem é pra mulher e o coração pra gente dar,
mas a mulher, a mulher que eu amei
não pode me seguir não
esses casos de família e de dinheiro eu nunca entendi bem
Veloso o sol não é tão bonito pra quem vem
do norte e vai viver na rua
A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia
e pela dor eu descobri o poder da alegria
e a certeza de que tenho coisas novas
coisas novas pra dizer
a minha história é talvez
é talvez igual a tua, jovem que desceu do norte
que no sul viveu na rua
e que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo
e que ficou desapontado, como é comum no seu tempo
e que ficou apaixonado e violento como, como você
Eu sou como você. Eu sou como você. Eu sou como você
que me ouve agora. Eu sou como você.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após a canção, realize um debate com os estudantes sobre as partes da música nas quais se detecta as dificuldades do imigrante nos grandes centros urbanos. Para auxiliar a aula, utilize o mapa político do Brasil e apresente a direção dos principais fluxos migratórios no país.

Para tornar o conteúdo mais rico em elementos e despertar a análise crítica dos alunos, utilize a seguinte tira:

Ela representa o processo do êxodo rural. No primeiro momento, demonstra uma família de camponeses realizando a colheita no campo, prejudicada por condições climáticas. Em seguida, mostra essa mesma família recolhendo materiais recicláveis nas ruas de uma cidade.

Faça uma analogia da música com a tira, promovendo um debate acerca dos problemas enfrentados pelos imigrantes nos centros urbanos. Para o aprofundamento do conteúdo, sugira aos estudantes uma pesquisa sobre as migrações no Brasil, destacando suas causas e consequências.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola