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A Poluição Hídrica

Estratégias de ensino-aprendizagem

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A poluição hídrica é consequência da introdução de matéria e/ou energia em quantidade suficiente para promover a alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água. A ausência de saneamento básico e os efluentes industriais lançados sem o devido tratamento são os principais causadores da poluição das águas.

Esse conteúdo é de extrema importância, devendo ser abordado em sala de aula de forma a despertar a consciência ambiental dos estudantes, destacando que eles também são responsáveis pela preservação da qualidade da água. Para isso, direcione a aula através de uma análise comportamental dos alunos, destacando suas atitudes como, por exemplo, jogar lixo nas ruas, nos bueiros, desperdiçar água, entre outras ações.

Após essa abordagem, solicite a interpretação da seguinte charge:

Através dessa imagem é possível trabalhar vários aspectos das causas e consequências da poluição hídrica. Nela são apresentadas duas fontes poluidoras – efluentes lançados diretamente no rio sem tratamento. As consequências são caracterizadas pela coloração da água (esverdeada), embalagens no rio, além do objeto pescado pelo homem (vaso sanitário). Portanto, por meio dessa charge, o professor deve esclarecer sobre os diversos prejuízos causados pela poluição hídrica. Entre eles podemos destacar:

- Morte de espécies aquáticas
- Odor em áreas próximas aos corpos d’água
- Proliferação de doenças (febre tifoide, meningite, cólera, hepatites A e B, entre outras)

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- Eutrofização
- Concentração de mosquitos e outros insetos.
- Redução da água de qualidade para a realização das atividades humanas.

Debata com os estudantes sobre todas essas consequências causadas pela poluição hídrica. É importante que durante o debate os alunos apresentem possíveis soluções para evitar a poluição das águas. Posteriormente, destaque a importância do saneamento ambiental e a fiscalização das indústrias no controle à poluição hídrica.

Para promover uma conscientização dos alunos é importante apresentar o tempo de decomposição de alguns materiais nos cursos d’água.

Tempo de decomposição na água:

Jornal: 2 a 6 semanas.
Embalagem de papel: 1 a 4 meses.
Cascas de frutas e guardanapos de papel: 3 meses.
Palito de fósforo: 2 anos.
Chiclete: 5 anos.
Garrafas de plástico (PET): 100 anos.
Latas de alumínio: 200 anos.
Vidro: tempo indeterminado.
Copo Plástico: 50 anos.

Após a exposição do conteúdo, solicite a realização de um trabalho sobre as principais fontes geradoras da poluição hídrica, os danos ambientais e sociais desse processo, a importância do saneamento ambiental, ações para reduzir a poluição das águas.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

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