PUBLICIDADE
Ensinar pontuação é sempre um desafio, porque muitas vezes os alunos decoram os sinais, mas não se preocupam em entender a intencionalidade discursiva que há por trás de cada um. Então, é muito importante que os profissionais que trabalham com a língua portuguesa mostrem não só os aspectos sintáticos que a envolvem, mas também o semântico. A proposta de aula abaixo pretende aliar esses dois aspectos.
Todos sabem o gosto que os adolescentes têm por desafios, por isso o objetivo é ensinar sobre pontuação usando exercícios desafiadores e que demostrem, na prática, a importância da pontuação para o sentido do texto. Apresentaremos um exemplo, mas há muitos outros que podem ser utilizados em sala com êxito.
Antes de iniciar o desafio seria interessante que houvesse uma revisão sobre a pontuação. Destaque, principalmente, aqueles sinais de pontuação que em geral os alunos apresentam mais dificuldade, como a vírgula, por exemplo. Além disso, procure revisar a função das aspas no texto, pois é comum restringir seu uso à indicação de citação, mas poucos a associam ao diálogo. O importante é que a revisão seja rápida para dar tempo para os alunos “brincarem” com os exercícios.
O objetivo do exercício, como dito anteriormente, é levar o aluno a entender a importância da pontuação para a construção de sentido do texto, e o enunciado a ser utilizado como desafio é: Felipe toma banho e sua mãe diz ele quero banho frio.
- Peça que pontuem da forma que acharem melhor, sempre buscando dar sentido à frase. (Separe uns 5 minutos para essa atividade.)
- É provável que fiquem irritados, dizendo que a frase não faz sentido. Neste momento é interessante começar a facilitar um pouco; para isso, diga-lhes que podem usar duas vezes a vírgula e duas vezes o ponto final. Dê mais um tempinho para que possam praticar. (Aproximadamente 10 minutos.)
- A essa altura, muitos estarão próximos de decifrar o “enigma” e outros estarão aflitos pela resposta correta. Chegou a hora de dizer-lhes que trata-se de um diálogo, portanto, as aspas devem aparecer para marcar a fala das personagens. Indique que as aspas também apareceram duas vezes. (Dê mais uns minutos)
- Agora consiga a atenção dos alunos para o quadro e responda o “enigma”, que ficará assim:. Felipe toma banho e sua. “Mãe”, diz ele, “quero banho frio”.
Após a resolução do desafio, enfatize a importância da pontuação para que o texto faça sentido. Se quiser, é possível também ampliar a proposta fazendo uma revisão sobre o vocativo.
Por Mayra Pavan
Graduada em Letras