PUBLICIDADE
Pais e professores sempre dizem a mesma frase para seus filhos e alunos: “Para aprender matemática é preciso praticar.” E isso é uma afirmação correta, pois estão se referindo ao constante estudo que o aluno precisa ter para que compreenda e aprenda matemática.
Uma das maneiras de exercitar essa consciência do “praticar matemática” é através das famosas tarefas de casa, que devem ser encaradas pelos alunos não como um castigo e sim como um momento de treinar, praticar aquilo que aprenderam em sala de aula ou até mesmo um momento de verificar se realmente compreenderam o que foi transmitido pelo professor.
Essas lições de casa devem ser diárias e compostas por atividades que sejam capazes de manifestar no aluno a capacidade de questionar, instigar o seu raciocínio lógico, desenvolver atitudes mentais diante dos cálculos algébricos e geométricos. Apenas com tarefas de casa bem elaboradas e bem escolhidas que essas irão atingir o seu principal objetivo que é exercitar o conhecimento matemático.
O professor deve ter consciência da importância da prática diária das tarefas de casa, assim como da necessidade de corrigi-las, pois é com a correção que o aluno irá verificar e até mesmo expor o seu raciocínio para o desenvolvimento da situação problema ou da atividade.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola