Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

A Revolução Industrial retratada no filme “O Germinal”

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Cenas do filme O Germinal, com Gérard Depardieu
Cenas do filme O Germinal, com Gérard Depardieu

A Revolução Industrial provocou uma série de transformações políticas, econômicas e sociais na história. O escritor francês Émile Zola (1840-1902) representou essas transformações brilhantemente em uma das suas mais célebres obras, “O Germinal”. Inspirado pela obra de Zola e pela escola literária denominada “Naturalismo”, o romance foi adaptado para o cinema sob a direção de Claude Berri, em 1993.

O filme “O Germinal” aborda as relações de trabalho, as lutas de classe existentes na sociedade capitalista, o processo de instalação do capitalismo nas cidades e o ritmo da produção e da exploração dos trabalhadores pelos patrões através do trabalho desumano nas minas de carvão francesas, retratando claramente as severas transformações sociais impostas pelo modo de produção capitalista.

O título do filme faz relação com o processo de desenvolvimento e de amadurecimento dos movimentos grevistas das minas de carvão do século XIX na França. Essas manifestações foram provocadas pelas condições precárias de trabalho, pela miséria, exploração e pelos baixos salários impostos pelos patrões aos operariados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso do filme como recurso didático na aula de História possibilitará ao professor analisar, juntamente com seus alunos, as mudanças ocorridas durante a Revolução Industrial na França do século XIX.

Sugiro ao professor que:

  • Organize-se por meio da elaboração de um roteiro prévio para que a projeção do filme seja aproveitada da melhor forma.
  • Informe aos alunos sobre os aspectos gerais da produção do filme, sempre que for possível.
  • Retome, sempre, o tema central do filme: as transformações ocorridas na sociedade pela revolução industrial e pelo novo modo de produção.
  • Se for necessário, trabalhe somente os fragmentos mais importantes da produção.
  • Faça uma breve síntese, destacando os aspectos importantes do filme.
  • Peça aos alunos que redijam uma análise crítica sobre os aspectos estéticos, históricos e didáticos do filme trabalhado em sala.
  • Marque um determinado dia para que os alunos façam a análise durante a aula.

 

  • É indispensável para a disciplina de História a produção de um texto quando usamos o filme como recurso didático.


Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Brasil Escola