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As aulas de Geografia devem ser planejadas com o objetivo de despertar a imaginação dos alunos, ocorrendo a compreensão do conteúdo aplicado. Com a utilização de novas metodologias e um bom planejamento, as aulas se tornam interessantes para os alunos.
As aulas tradicionais, baseadas na memorização, são extremamente cansativas e desestimulantes; a consequência dessa metodologia é que vários alunos perdem o interesse pelo conteúdo, e o desvio de atenção se torna inevitável.
Segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o professor tem que deixar de lado as aulas tradicionais, passando a utilizar recursos didáticos como trabalhos práticos com maquetes, mapas, fotografias aéreas, imagens de satélite, entre outros recursos, para se obter maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem.
Porém, nem todos os professores possuem estrutura adequada para executar seu trabalho com qualidade. Muitos locais são desprovidos de materiais didáticos para a realização de atividades com mapas, filmes, computadores, etc.
Entretanto, mesmo com pouca estrutura, as aulas podem se tornar interessantes para os alunos, isso se dá através da criatividade do professor. Novas formas de abordar o conteúdo devem ser postas em prática.
A utilização de mapas, jogos, filmes e outros recursos didáticos proporcionam uma aula mais dinâmica, havendo maior participação dos alunos, além de facilitar na compreensão da matéria abordada.
As aulas devem ser mais criativas, de forma que retratem a realidade dos alunos. A aplicação de exercícios onde eles possam visualizar e raciocinar devem substituir as antigas atividades de memorização. Devemos despertar a imaginação dos estudantes e demonstrar o quanto o estudo da Geografia é importante em suas vidas.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola