Topo
pesquisar

Abordagem dos Direitos Humanos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Direitos Humanos
A busca pelo respeito entre os povos

A abordagem dos Direitos Humanos em sala de aula é um ato de extrema importância na busca pelo respeito entre alunos, professores, funcionários e visando o bom comportamento em sociedade. Alguns princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos são adotados em determinadas escolas, no entanto, outras instituições não trabalham o tema em questão.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) está elaborando as diretrizes para que “Direitos Humanos” se torne uma disciplina do ensino básico. Porém, esses ensinamentos devem ser trabalhados independentemente da formalização de uma disciplina curricular. Sendo assim, propomos uma estratégia de ensino para uma aula sobre Direitos Humanos.

Pergunte se alguém da turma já ouviu falar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em seguida, esclareça que esse documento foi criado em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de garantir uma série de direitos para todos os cidadãos do mundo. Posteriormente, entregue uma cópia da declaração para cada aluno (disponível no site do Ministério da Justiça).

Realize a leitura do documento e promova um debate sobre cada artigo exposto. Visando uma relação de respeito e valorização entre os alunos, enfatize o Artigo II:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Através desse artigo, é possível explorar a ideia de igualdade e respeito, uma vez que não há superioridade entre gêneros, sexualidade, cor, religião, condição socioeconômica, etc. Portanto, aproveite esses princípios para conscientizar os estudantes sobre a importância de se respeitar o próximo, de forma a evitar situações preconceituosas, de violência, intimidação, bullying, entre outros momentos vexatórios.

Após a leitura do documento, discuta com os alunos fatos que infringem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, podendo citar os conflitos no mundo árabe, em especial a ditadura nesses países; os presos políticos; os trabalhos em regime de escravidão em várias partes do mundo, inclusive no Brasil; etc. Aproveite esse momento para destacar o trabalho realizado pela Anistia Internacional que luta pelo respeito aos Direitos Humanos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola