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Você já observou que ao final de cada texto em inglês existe uma lista de palavras e seus significados?
Esta relação de termos pode ser muito bem aproveitada em sala e irá garantir um melhor entendimento do texto por parte dos alunos.
Mas como aproveitar esse conteúdo em sala de aula?
Existe uma dinâmica bastante eficaz e divertida! Os alunos interessam-se bastante e aprendem muito!
Escreva, previamente, as palavras e seus significados em pedaços de cartolinas diferentes. Contudo, é importante que mesmo que as definições estejam em português no livro, você, professor, procure-as em inglês. Assim: “a domesticated carnivorous mamma” vai estar escrito em um pedaço de cartolina e seu termo correspondente “dog” em outro; “March” vai estar escrito em um pedaço de cartolina e seu significado “The third month of the year” em outro, e assim por diante.
Distribua as folhas para os alunos aleatoriamente. Uns ficarão com os nomes, outros com os significados. O que será preciso que a turma faça? Que cada um encontre seu par. No processo de procura por seus pares, os alunos vão fazer a associação entre termo/definição. E mesmo que esteja tudo em inglês, não haverá problema, pois eles farão a ligação por analogia.
Oriente os alunos que quando decidirem por um par (termo e significado) fixe-o na lousa com fita adesiva e sentem-se até que todas as duplas tenham feito suas escolhas.
Para evitar confusão, é importante que você coloque os números dos pares correspondentes atrás das folhas, de modo que os alunos não percebam. Assim, quando for conferir com a turma, não ficará perdido em meio a tantas palavras e significações!
Então, chegou a hora de verificar os pares com a sala e fazer as correções devidas! Prefira corrigir de par em par. Coloque o que não estiver correto em um canto do quadro à parte. Assim, durante a averiguação, os alunos podem apontar as correções que devem ser feitas substituindo uma palavra por outra, ou um significado por outro!
É essencial que as letras estejam bem visíveis, a fim de que os alunos possam enxergar ao fundo da sala!
Após a correção, peça que os alunos circulem as palavras que estão no quadro no texto! Então, mais uma vez, eles terão a oportunidade de revisar os termos e memorizá-los!
É melhor que esta atividade seja realizada antes da leitura do texto, como um “warm-up” (aquecimento para o conteúdo), a fim de que facilite a assimilação dos vocábulos!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português Inglês
Equipe Brasil Escola