PUBLICIDADE
Água: um bem essencial! Todos nós sabemos que este líquido precioso é fundamental para nossa existência, como também para a fauna e flora. Esta é a água num contexto biológico, mas nosso objetivo aqui é analisar a água sob um ponto de vista mais profundo: os aspectos químicos da molécula de H2O.
Este assunto pode ser abordado em sala de aula através de demonstrações bem simples. Comece abordando a estrutura química da água:
Chame a atenção da turma para os dois átomos de Hidrogênio ligados ao Oxigênio. O que faz desta estrutura tão especial, com características e propriedades únicas? Vejamos algumas:
Tensão superficial
A água possui uma característica curiosa em sua estrutura molecular: a tendência de minimizar sua área superficial. Isso ocorre porque as moléculas que ficam na superfície do líquido são atraídas pelas moléculas de dentro do líquido, gerando uma tensão na superfície.
Como provar esta característica?
Você vai precisar de:
- Um clipe de metal pequeno;
- Um recipiente com água.
Coloque o clipe sobre a água e observe seu comportamento.
Por que ele não afunda? A tensão superficial mantém o objeto flutuando.
Este mesmo procedimento pode ser aplicado usando outro objeto, como por exemplo, um inseto. Alguma vez já se perguntou como moscas podem andar sobre a água?
Repare que as moléculas superficiais se agrupam mais ao centro para dar sustentação ao inseto, este pousa sobre a água e se mantém tranquilamente na superfície.
Propriedade de se expandir
A água sofre expansão quando submetida a baixas temperaturas. Realize o teste com a turma:
Você vai precisar de:
- um béquer (ou recipiente transparente graduado);
- água.
1. Coloque água no béquer e anote o volume ocupado;
2. Leve ao freezer e aguarde o congelamento do líquido.
Repare que o volume ocupado pela água se expande quando sua temperatura fica abaixo de 0°C.
Esse procedimento pode ser vivenciado em nosso cotidiano, quando colocamos água no freezer: o que acontece se o recipiente em que está confinada estiver fechado e ocupando o volume total? Vai ocorrer uma quebra no recipiente proveniente da taxa de expansão da água.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola