PUBLICIDADE
SUGESTÃO DE AULA RELACIONANDA À PRODUÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
Como ponto de partida o educador deverá iniciar a explicação do conteúdo trabalhando com os alunos o processo de manipulação genética para obtenção de um alimento transgênico ou geneticamente modificado.
Durante esse trabalho, poderá dividir os alunos em dois grupos: o primeiro analisando as vantagens e o segundo as desvantagens quanto ao uso dos transgênicos em nosso cotidiano.
Nesta atividade o professor orientará seus alunos para a realização de uma pesquisa em livros, revistas, jornais e documentários. Discutindo posteriormente as informações coletadas e apresentadas pelos alunos, cada grupo defendendo o seu aspecto.
Vantagens
- Resistentes a insetos e pragas;
- Maximizam a produção;
- Adaptações a variados tipos de ambientes.
Desvantagens
- Empobrecem a biodiversidade;
- Sua disseminação pode causar competição entre as espécies, eliminando espécies nativas;
- As causas de seu metabolismo ainda são improváveis, sendo o consumo questionável.
Diante algumas sugestões do professor, os alunos poderão fazer um levantamento de dados, formando opiniões com relação à questão abordada.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola