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As instituições educacionais têm investido de forma intensa na melhoria do ensino, criando espaços nos quais os alunos podem debater ideias, promovendo a construção do conhecimento através dos recursos didáticos pedagógicos oferecidos por tais ambientes monitorados por profissionais da educação. Esses espaços possibilitam aos alunos e professores uma melhor capacidade criativa, o ensino-aprendizagem se torna mais eficaz e prazeroso, as habilidades matemáticas são construídas, elevam o nível de compreensão, novos conceitos surgem aliados a regularidades. O trabalho coletivo desperta a interação social, promovendo alunos capazes de participarem ativamente da sociedade.
As salas criadas para o ensino da Matemática são o elo entre os conteúdos escolares e o mundo, interagindo através da utilização de inúmeros recursos pedagógicos e tecnológicos. A troca de experiências também é um ponto positivo, pois cria alunos formadores de opinião, senso crítico, entendedores de situações complexas e não meros membros ocupacionais do território.
O ambiente deve ser de fácil acesso e possuir uma variedade de materiais pedagógicos, adequados aos diferentes níveis de ensino de forma contextualizada e interdisciplinarizada. O professor precisa estar preparado para trabalhar o aluno em conjunto com tais espaços, é papel do professor:
Promover o estímulo e o pensamento ativo no aluno;
Conscientizar o estudante de que o ambiente é um local destinado ao melhor ensino-aprendizado;
Desenvolver um modo prático de exploração e adequação do saber;
Estimular as trocas afetivas e de experiências;
Fazer com que os alunos adquiram hábitos e respeito;
Despertar a vontade de conhecer o novo, investigar;
Criar situações que induzam o aluno a tomar decisões.
Os materiais utilizados em uma sala laboratório de Matemática podem ser inúmeros, destacaremos alguns essenciais para um trabalho proveitoso e dinâmico:
Livros envolvendo vários assuntos relacionados à Matemática;
Réguas, compassos, transferidor, trenas, cronômetros, termômetros, paquímetros, mapas, globos e etc.;
Calculadoras, computadores, DVD’s, som, vídeos e TV;
Geoplanos, formas geométricas;
Obras de arte, pinturas, artesanatos, gravuras, material visual;
Jogos: damas, dominó, bingos, xadrez, dados, cartas e os materiais criados pelos alunos.
A utilização das salas e, consequentemente, dos materiais servem somente como auxílio no ensino da Matemática, as aulas expositivas e demonstrativas devem abranger a maior parte da carga horária de estudos. A união dessas metodologias formará indivíduos diferenciados.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola