Topo
pesquisar

Amido e glicose

Estratégias de ensino-aprendizagem

O amido e a glicose são compostos importantes para o metabolismo dos seres vivos. Eles são conhecidos também como compostos energéticos.
PUBLICIDADE

O amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética. Podemos encontrá-lo em raízes, tubérculos e sementes. Sua síntese é consequência do excesso de glicose da fotossíntese.

A glicose é o monossacarídeo mais utilizado como fonte de energia pelos seres vivos. Ela é fabricada pelos vegetais por meio da fotossíntese e também é armazenada em forma de glicogênio pelos animais. Os alimentos ricos em glicose são chamados de energéticos e, com exceção do mel, todos são de origem vegetal, como arroz, trigo, aveia, batata, mandioca, cenoura, beterraba, feijão, ervilha, soja, frutas, entre tantos outros.

Podemos observar a presença de glicose em alguns alimentos com a ajuda de glicofitas, que podem ser encontradas em farmácias e drogarias.

O amido, um polissacarídeo, pode ser identificado a partir de uma solução de tintura de iodo. Essa solução pode ser obtida misturando a tintura de iodo em água até que se obtenha uma solução de cor alaranjada.

Você pode colocar farinha de amido de milho, ou farinha de trigo, dissolvida em um pouco de água, e em seguida colocar algumas gotas da solução de tintura de iodo. O iodo reagirá com o amido, ficando violeta ou azul-escuro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Você pode fazer isso com diversos tipos de alimentos, e pedir para que os alunos verifiquem a presença ou não de glicose e amido nos alimentos.

Se a escola dispuser de microscópio, você pode colocar farelos de farinha de trigo, ou até mesmo raspar a parte interna da batata, do milho ou da banana, e colocá-los no microscópio para que os alunos observem os diferentes tipos de grãos de amido que existem. Para fazer as lâminas a serem observadas, basta que se coloque o material na lâmina com uma gota de água e em seguida coloque a lamínula por cima.

Após os experimentos você pode pedir aos alunos que caracterizem quimicamente o amido, e expliquem qual a importância do amido e da glicose para os seres vivos.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Uma alimentação rica em amido e glicose garante muita energia para as atividades do nosso dia a dia.
Uma alimentação rica em amido e glicose garante muita energia para as atividades do nosso dia a dia.
As aulas em laboratório podem ser muito proveitosas, mas também podemos realizar aulas práticas sem essa estrutura
Estratégias de ensino-aprendizagem É possível realizar aula prática sem laboratório?
Os relatórios de aula prática auxiliam na fixação do conteúdo
Estratégias de ensino-aprendizagem Como elaborar relatórios de aula prática?
As proteínas podem ser obtidas de alguns alimentos, tais como leite e ovos
Estratégias de ensino-aprendizagem Identificação de proteínas
Você sabia que no cereal matinal há ferro?
Estratégias de ensino-aprendizagem Extração do ferro do cereal matinal em sala de aula
Manter uma alimentação saudável é essencial para ter uma vida saudável
Estratégias de ensino-aprendizagem Trabalhando a alimentação saudável em sala de aula
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola