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Analisando Gráficos e Tabelas

Estratégias de ensino-aprendizagem

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A importância dos gráficos e tabelas na
Estatística



Os conteúdos programáticos referentes ao 9º ano do Ensino Fundamental incluem os estudos relacionados à Estatística, abordando questões relacionadas às medidas de tendência central: médias aritméticas, moda e mediana. As situações envolvendo gráficos e tabelas também são abordadas de forma ampla, servindo de pré-requisito básico aos conteúdos inerentes ao Ensino Médio. Dessa forma, o professor precisa estar atento à preparação dos conteúdos, pois a leitura e análise de gráficos exigem certa habilidade interpretativa e conclusiva.

A Estatística reúne os dados coletados em tabelas, divulgando os resultados pesquisacionais na forma de gráficos, que traduzem de forma clara e objetiva os resultados obtidos. Um ótimo material a ser trabalhado nas aulas é o uso de jornais e revistas, que sempre possuem em suas matérias e artigos diferentes modelos de tabelas e gráficos.

É muito importante a forma construtiva de uma tabela, os alunos precisam aprender a organizar os dados coletados em linha e colunas. A construção inicial deve ser manual, os desenhos devem ser feitos no próprio caderno no sentido de registro permanente. Nesse momento fica a critério do professor interdisciplinarizar a Matemática com a Informática, pois as tabelas poderão ser construídas em alguns editores de planilhas, como o Excel e o Calc, que também constroem gráficos.

A identificação de gráficos e construção dos mesmos baseados nos tipos de informações que serão passadas é de extrema importância na finalização dessa parte informativa e estrutural da Estatística. Os modelos de gráficos a serem construídos e que se destacam como os mais usuais pelos meios de comunicação são os seguintes: gráfico de barras, setores ou pizza, colunas e linha ou segmentos.

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A utilização do data-show consiste numa ótima ferramenta auxiliar, contribuindo de forma satisfatória na assimilação do conteúdo. O recurso visual possui pontos positivos na explanação e apresentação do material, relacionando a teoria com a aplicação prática dos conteúdos Estatísticos.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola


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