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Analisando a morfologia da minhoca

Ao realizar uma aula prática sobre a morfologia das minhocas, você estará contribuindo para a fixação do conteúdo sobre anelídeos.
Uma aula prática sobre minhocas pode facilitar a compreensão das características dos anelídeos
Uma aula prática sobre minhocas pode facilitar a compreensão das características dos anelídeos
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A observação de qualquer organismo em sala de aula faz com que os alunos despertem um maior interesse pelo tema em questão. Por essa razão, propomos uma aula prática sobre a morfologia das minhocas a fim de proporcionar uma aprendizado mais efetivo acerca das características desses anelídeos.

Para a realização dessa aula prática sobre minhocas, você precisará de:

- Lupas;

- Minhocas;

- Papéis absorventes.

Devemos frisar inicialmente que a aula será realizada com o animal vivo, sendo assim, é papel do professor explicar aos alunos que os maus-tratos contra animais não são aceitáveis, independentemente da espécie. A aula deverá ser feita de modo a respeitar o ser vivo ali estudado.

Primeiramente, você deverá colocar a minhoca viva em cima de um papel absorvente. Umedeça delicadamente o papel e inicie a observação do animal.

Faça com que os alunos toquem o animal, verifiquem a textura de seu corpo e observem seus segmentos. É importante que eles tentem sentir as cerdas no corpo da minhoca e observem a presença do clitelo. Além disso, peça para que os alunos verifiquem os vasos sanguíneos do anelídeo e os corações laterais, que são verificados facilmente sem que seja necessário matá-lo.

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Para facilitar a observação e para que os alunos tenham em mente o que é necessário analisar, você pode montar um pequeno questionário. Veja a seguir algumas sugestões de perguntas para essa aula:

1- Qual é a textura e formato do corpo da minhoca?

2- A minhoca apresenta cerdas? Se sim, muitas ou poucas?

3- Diante da sua resposta na questão 2, em qual grupo você classificaria as minhocas? Oligoquetas, poliquetas ou hirudíneos?

4- O que é e qual é a função do clitelo? Quantos segmentos são observados antes e depois dele?

5- Você consegue distinguir a porção anterior da posterior? Se sim, como?

6- Como as minhocas se locomovem?

7- Que característica você utilizaria para diferenciá-las de um nematoide?

Peça para que os alunos anotem seus resultados e, se possível, tirem fotos dos animais.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos