PUBLICIDADE
A observação de qualquer organismo em sala de aula faz com que os alunos despertem um maior interesse pelo tema em questão. Por essa razão, propomos uma aula prática sobre a morfologia das minhocas a fim de proporcionar uma aprendizado mais efetivo acerca das características desses anelídeos.
Para a realização dessa aula prática sobre minhocas, você precisará de:
- Lupas;
- Minhocas;
- Papéis absorventes.
Devemos frisar inicialmente que a aula será realizada com o animal vivo, sendo assim, é papel do professor explicar aos alunos que os maus-tratos contra animais não são aceitáveis, independentemente da espécie. A aula deverá ser feita de modo a respeitar o ser vivo ali estudado.
Primeiramente, você deverá colocar a minhoca viva em cima de um papel absorvente. Umedeça delicadamente o papel e inicie a observação do animal.
Faça com que os alunos toquem o animal, verifiquem a textura de seu corpo e observem seus segmentos. É importante que eles tentem sentir as cerdas no corpo da minhoca e observem a presença do clitelo. Além disso, peça para que os alunos verifiquem os vasos sanguíneos do anelídeo e os corações laterais, que são verificados facilmente sem que seja necessário matá-lo.
Para facilitar a observação e para que os alunos tenham em mente o que é necessário analisar, você pode montar um pequeno questionário. Veja a seguir algumas sugestões de perguntas para essa aula:
1- Qual é a textura e formato do corpo da minhoca?
2- A minhoca apresenta cerdas? Se sim, muitas ou poucas?
3- Diante da sua resposta na questão 2, em qual grupo você classificaria as minhocas? Oligoquetas, poliquetas ou hirudíneos?
4- O que é e qual é a função do clitelo? Quantos segmentos são observados antes e depois dele?
5- Você consegue distinguir a porção anterior da posterior? Se sim, como?
6- Como as minhocas se locomovem?
7- Que característica você utilizaria para diferenciá-las de um nematoide?
Peça para que os alunos anotem seus resultados e, se possível, tirem fotos dos animais.
Boa aula!
Por Ma. Vanessa dos Santos