PUBLICIDADE
As atividades humanas, impulsionadas pelo modo de produção e consumo, são as principais responsáveis pela degradação ambiental. Nesse sentido, é importante que os alunos sejam conscientizados de que também fazem parte desse processo, sendo necessária uma mudança comportamental e uma observação das modificações no espaço geográfico causadas pelas atividades humanas.
Para despertar essa consciência ambiental e promover a cidadania, realize com os estudantes um diagnóstico dos problemas ambientais existentes na cidade ou mesmo nas proximidades da escola, bem como a outros problemas vivenciados pela comunidade local. Esse tipo de atividade é importante, pois não devemos restringir o conteúdo apenas à sala de aula, sendo necessário trabalhar a teoria aliada à prática.
Promova uma aula de campo com a turma, de preferência em locais onde haja impactos ambientais significativos. Os alunos deverão anotar todas as informações que acharem pertinentes, questionar a comunidade sobre essas mudanças no espaço geográfico, e, se possível, fazer registros fotográficos.
Após a aula de campo, realize um debate com a turma, onde os alunos deverão apresentar as informações anotadas por eles. Em seguida, solicite a realização de um trabalho em grupo (quatro pessoas) contendo as anotações, depoimentos dos moradores, fotografias, matérias de jornal e possíveis soluções para minimizar os problemas encontrados na área pesquisada.
Proponha a confecção de um cartaz (cartolina) com as fotos e os problemas destacados pelo grupo. Ao final, é interessante que os cartazes sejam expostos na escola ou fiquem fixados na sala de aula, pois, dessa forma, os alunos terão seus trabalhos valorizados e prestigiados por outros estudantes e funcionários da escola.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola