Topo
pesquisar

Análise da importância do saneamento ambiental

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A ausência de saneamento gera uma série de problemas socioambientais

Um dos principiais elementos da infraestrutura de um determinado local é o saneamento ambiental. Esse serviço consiste num conjunto de ações que inclui o tratamento de água e de esgoto, limpeza das vias públicas e a coleta de lixo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social”.

Em razão da sua importância, esse tema deve ser abordado em sala de aula. Sendo assim, propomos uma estratégia de ensino para se trabalhar o saneamento ambiental na escola. Para isso, inicie a aula perguntando: de onde vem a água que consumimos? Para onde vai o esgoto residencial e industrial? O que é saneamento? Em seguida, exponha a definição do tema tratado e elucide sobre sua importância.

Destaque que a ausência de saneamento é responsável por vários problemas socioambientais, como a poluição de recursos hídricos, contaminação de alimentos, transmissão de doenças, tais como hepatite A, febre tifoide, febre amarela, malária, diarreia, cólera, amebíase, além de aumentar a taxa de mortalidade infantil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproveite esse momento para perguntar se algum aluno já teve problema de saúde relacionado à falta de saneamento ambiental. Após as observações dos estudantes, cite que estimativas da OMS apontam que 6% de todas as doenças no mundo são causadas por consumo de água sem o devido tratamento e pela falta de coleta de esgoto.

Posteriormente, entregue o texto Saneamento Ambiental para os estudantes e promova um debate sobre o processo de expansão urbana sem o devido planejamento, os benefícios gerados pelo saneamento e os dados referentes ao déficit desse serviço no mundo e nos estados brasileiros, destacando os transtornos gerados para a população.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola