PUBLICIDADE
É cada vez maior o número de alunos que se desinteressam pelas aulas de Física. Muitos deles adotam a concepção errônea de que essa matéria é complicada e de difícil entendimento. A cada dia que passa, nós, professores, temos de pensar em estratégias de ensino que despertem o interesse pela disciplina. Uma das formas de atrair alunos “desmotivados” é colocando-os em contato direto com objetos que fazem parte do estudo da Física.
Uma dessas propostas é levar para a sala de aula algumas estratégias que instiguem a curiosidade dos alunos. Nesse contexto, o que propomos neste artigo é uma atividade de conhecimento por parte dos equipamentos elétricos que usamos em nosso dia a dia. O objetivo é colocar nas mãos dos alunos alguns aparelhos elétricos que não funcionem mais, para que eles mesmos desmontem e conheçam o que há por dentro de cada aparelho.
Ao iniciar o estudo sobre eletrodinâmica, seria interessante o professor (quando for trabalhar circuitos elétricos, corrente elétrica e aparelhos elétricos) mostrar alguns desses aparelhos para os alunos. Muitas vezes o aluno sente dificuldade no conteúdo por não saber como é, o que acontece ou como funcionam alguns equipamentos que utilizamos no dia a dia.
Ao iniciar os estudos sobre os transformadores de energia elétrica, por exemplo, o professor pode fazer o seguinte questionamento: será que todos os aparelhos elétricos dos quais fazemos uso em nossas residências são resistivos?
Por exemplo, liquidificadores, furadeiras, ventiladores e batedeiras possuem em seu interior um motor que transforma a maior parte da energia elétrica em mecânica, produzindo rotação em torno de um eixo. Apesar de aquecerem um pouco, a função desses aparelhos não é a mesma dos resistivos. Como nesses aparelhos não ocorre somente a transformação de energia elétrica em energia térmica, eles são chamados de receptores de energia nos circuitos.
Além dos motores elétricos, por exemplo, outros aparelhos (como TV, rádio e telefone) são considerados receptores de energia elétrica. Nesses aparelhos, a energia elétrica é transformada em outros tipos de energia. Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora.
A energia térmica também constitui uma pequena parte da transformação de energia ocorrida, pois sempre há um aquecimento desses aparelhos. Portanto, podemos dizer que todo aparelho que transforma energia elétrica em outra forma de energia, que não seja exclusivamente térmica, é denominado receptor. Se a energia elétrica for transformada apenas em térmica, o aparelho é denominado resistivo.
Com os aparelhos desmontados, o professor pode questionar de que forma a energia elétrica percorre cada aparelho, ou como a energia elétrica é transformada em outros tipos de energia (mecânica, sonora, luminosa etc.).
Por Domiciano Marques
Graduado em Física