PUBLICIDADE
Os polímeros correspondem ao agrupamento de pequenas moléculas denominadas monômeros que ao se ligarem formam macromoléculas, eles são derivados do plástico. A maioria dos objetos que utilizamos hoje em dia tem polímeros na sua constituição, esses compostos causam muitos problemas ao ambiente, pois são poluidores.
O lixo urbano representa um dos grandes desafios atuais, nele são encontrados diversos materiais que por sua natureza química são resistentes à biodegradação. A disposição final do lixo não causaria tantos problemas se forem tomadas medidas de precaução, e uma delas poderia ser a reciclagem.
Para essa idéia fluir é preciso que as pessoas comecem a se familiarizar com o assunto desde cedo, e nada melhor que a sala de aula para trazer à tona essa emergência ambiental. O tema polímeros é obrigatório para o ensino médio e por que não preparar uma aula que apresente esta classe de compostos de uma maneira atrativa e envolvente? Veja algumas dicas para inserir esse conteúdo no planejamento escolar:
1. Faça indagações: Comece a aula testando o conhecimento de seus alunos, faça perguntas como: Por que o plástico é importante? O plástico polui? Que destino é dado ao lixo plástico da cidade onde mora? Existe uma coleta seletiva?
2. Utilize materiais didáticos apropriados para a aula: distribua textos relacionados com o tema: “reciclagem de plásticos descartados”, ou outro a sua escolha.
3. Revisão teórica - introduza os conceitos a seguir:
• Definição da palavra plástico: deriva do grego plastikós e significa “que pode ser moldado”. O nome já revela a principal propriedade dos plásticos: a facilidade de moldagem.
• Utilização dos plásticos: através de métodos adequados, os plásticos assumem a forma de pratos, caixas, sacos, garrafas, etc. Após mostrar a utilidade dos plásticos, introduza o conteúdo sobre polímeros: estrutura química, nomenclatura e características.
• Descarte do plástico: este ato constitui um dos maiores problemas deste material, o plástico demora cerca de quatro a cinco séculos para se degradar. O descarte inapropriado leva ao acúmulo na natureza e conseqüentemente a problemas ambientais.
• Reciclagem: definida como um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de origem. A reciclagem é resultado de uma série de atividades pelas quais materiais que estão no lixo são separados e processados para a reutilização como matéria-prima na obtenção de novos produtos.
Essa aula possibilitará o aprendizado de uma variedade de conceitos básicos de Química, relacionados aos aspectos tecnológicos, econômicos e ambientais.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola