Whatsapp

Aprender Ciências ensinando

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Ao ensinar seus colegas, o aluno compreende melhor o trabalho docente

Ensinar o que aprendemos é uma forma de reforçar ainda mais o novo conhecimento. É uma maneira de socializar o que adquirimos, permitindo com que outras pessoas tenham, também, oportunidade para tal. É esta uma das características do trabalho docente que o faz ser tão bonito e tão indispensável.

Partindo deste princípio e nos lembrando que a construção da autonomia é algo valioso que podemos trabalhar com nossos alunos, proponho um projeto no qual todos os professores de Ciências e Biologia da escola participarão.

Este consiste em cada turma confeccionar, em grupos menores, materiais didáticos/apresentações envolvendo determinado conteúdo para ser utilizado/aplicado nas séries anteriores. Por exemplo: o 6° ano elaborou para o 5° ano uma cartilha sobre doenças, uma mídia sobre ciclo da água, um jogo da memória envolvendo conceitos sobre célula e outro grupo criou uma maquete explicando os mecanismos dos vulcões. Já no 5° ano um grupo fez cartazes sobre o desenvolvimento da semente, um rap sobre as borboletas, etc., para o 4° ano. E assim sucessivamente.

Para o desenvolvimento do projeto, é necessário que cada professor ceda uma aula da semana para tal, durante aproximadamente um mês ou quanto acharem necessário. Ele deverá dar ideias, sugestões e orientação para o desenvolvimento dos trabalhos. Uma lista de temas para esta atividade poderá ser feita por cada um dos educadores, previamente, a fim de que cada grupo decida o que achar melhor e faça sua pesquisa.

Cada série deverá ter um dia específico para a atividade, que deverá ser desenvolvida no pátio da escola, por questões espaciais. Fotografar cada uma destas apresentações e, no fim, criar um mural é uma forma de estimular os alunos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de EnsinoEducador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola