Topo
pesquisar

Aprender coordenadas geográficas brincando

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Mapa com as principais coordenadas geográficas.

Este texto tem como objetivo propor uma das formas de aplicação do tema “Coordenadas geográficas” nas aulas de Geografia. Coordenadas geográficas não é um conteúdo de fácil compreensão e entendimento, isso na maioria dos casos. A partir desse fato é importante que o professor de Geografia encontre uma maneira de o aluno assimilar o conteúdo. Uma das formas é a elaboração de um jogo, esse tipo de atividade motiva e promove a interação entre os alunos.

O jogo em questão é chamado de batalha naval. Antes da realização do jogo é necessário que o professor faça a explanação teórica do conteúdo, oferecendo condições básicas para o desenvolvimento da brincadeira.

Procedimentos do jogo batalha naval

Para a realização da brincadeira é preciso ter duas pessoas, uma folha para cada uma com tabela quadriculada.

Depois faça a codificação de linhas e colunas, sendo a última constituída por letras e a primeira por números. Feito isso, os participantes inserem aleatoriamente as figuras (bolas, aviões, navios etc.) nos quadrados. A distribuição das figuras devem ser feitas em sigilo, ou seja, que nenhum dos dois saibam onde estão localizadas no tabuleiro o jogo do outro. Esse procedimento é para que os participantes tentem adivinhar onde estão as figuras do adversário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O jogo consiste em deduzir onde estão as figuras do oponente, dizendo o endereço, exemplo, 2h, 9b e assim por diante. O término do jogo é quando um dos oponentes acerta todos os alvos do outro.

A ligação entre o jogo e as coordenadas geográficas é que as linhas representam os paralelos e as colunas os meridianos. Os códigos comparam-se às coordenadas geográficas inseridas nos mapas (16° sul e 48° oeste).

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégia de Ensino - Educador

O cálculo dos fusos horários é muito importante para se ter uma noção exata das diferenças de horário
Estratégias de ensino-aprendizagem Resolvendo exercícios de Fusos Horários
É possível obter algumas informações sobre os diferentes países existentes
Estratégias de ensino-aprendizagem Conhecendo os países em sala de aula
Exemplos de pares ordenados e suas localizações no plano cartesiano
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre pares ordenados
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola