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As substâncias possuem características diferentes, em razão do tipo de ligação química existente entre os átomos de seus elementos, entre outros motivos.
Existem três tipos de ligações químicas, que são: iônica, covalente e metálica, sendo que as principais características ou propriedades de cada uma são:
Substâncias iônicas:
- A atração entre seus íons acaba produzindo aglomerados com formas geométricas bem definidas, denominados retículos cristalinos;
- São sólidas na temperatura ambiente;
- Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição;
- São duras e quebradiças;
- Conduzem corrente elétrica quando dissolvidas na água e quando fundidas.
Substâncias moleculares:
- Em condições ambientes podem ser encontradas nos três estados físicos: gasoso, líquido e sólido;
- Pontos de fusão e ebulição menores que os das substâncias iônicas;
- Quando puras, não conduzem corrente elétrica.
Substâncias metálicas:
- Possuem brilho metálico característico;
- São boas condutoras de eletricidade e calor;
- Possuem densidade elevada;
- Possuem pontos de fusão e ebulição elevados;
- São maleáveis e apresentam ductibilidade;
- Apresentam resistência à tração.
Para distinguir se determinadas substâncias do nosso dia a diasão iônicas, moleculares ou metálicas, podem-se analisar essas características e compará-las. Duas propriedades bem eficazes nesse sentido, por exemplo, são os pontos de fusão e ebulição. Vejamos como podemos usá-los para definir o tipo de ligação química existente em cada substância:
Objetivo:
Observar os estados físicos de substâncias moleculares, iônicas e metálicas sob as mesmas condições de temperatura e pressão.
Materiais e Reagentes:
- Tampa de lata de leite em pó;
- Parafusos e martelo;
- 5 colheres pequenas;
- 5 g de cada uma das substâncias a seguir: enxofre em pó (S8), naftaleno (naftalina triturada – C10H8), cloreto de sódio (sal de cozinha – NaCl), sacarose (açúcar refinado – C12H22O11) e sulfato de cálcio (giz em pó – CaSO4);
- Suporte com tela para aquecimento;
- Lamparina a álcool e fósforos.
Procedimento experimental:
- Bata nos parafusos com o martelo sobre a tampa da lata, fazendo cinco cavidades, porém sem perfurar;
- Coloque cada amostra com uma colher diferente em uma das cavidades separadas;
- Leve para aquecer;
- Anote as observações.
Resultados e Discussão:
Peça aos alunos para fazerem uma tabela colocando em ordem cronológica as substâncias que sofreram modificações. Forneça para eles uma tabela com a temperatura de fusão e de ebulição dessas substâncias e peça para eles compararem com os dados obtidos.
Por fim, eles devem chegar à conclusão de qual é a ligação que une os átomos de cada uma das substâncias e indicar quais características observadas durante o experimento apontaram para tais resultados.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química