PUBLICIDADE
SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA À PROBLEMÁTICA DO AQUECIMENTO GLOBAL
Para explicar os efeitos provocados pelo aquecimento global, o professor poderá propor um debate entre os alunos, analisando de forma crítica as causas e conseqüências com relação às oscilações térmicas da superfície do planeta e seus efeitos sobre vida em geral.
Durante a dinâmica, é essencial informar aos alunos a pressão decorrente aos fenômenos antropogênicos (causados pelo homem), aumentando a concentração de poluentes na atmosfera, interferindo no comportamento dos organismos: tanto os microorganismos, as plantas e os animais, incluindo o ser humano como agente passivo e ativo desta transformação caótica.
É necessário que os alunos compreendam que o processo de adaptação dos seres vivos, está intrinsecamente ligado ao equilíbrio ambiental. E que em resposta às modificações climáticas drásticas, estarão todos os seres submetidos a um processo de seleção inesperado, devido a uma nova condição do meio, isto é, algumas espécies, pouco tolerantes a este quadro de variação térmica, podem vir a se extinguir.
Porém, a compreensão vai muito mais além do que o fim talvez de uma simples bactéria ou um fungo. Se observarmos uma cadeia trófica (montar uma evidente cadeia alimentar para os alunos), podemos analisar que o comprometimento, por exemplo, das algas fotossintéticas do fitoplâncton (tidas como o pulmão do mundo) pode resultar em um grande desequilíbrio a nível planetário, afetando todos os seres aeróbios (que necessitam do gás oxigênio para a respiração).
Dessa forma, o professor poderá lançar o seguinte questionamento:
- O ser humano é ciente do que está causando?
Seguindo esta ótica, os alunos poderão enfocar diferentes pontos de vista sobre o assunto, sugerindo a contribuição individual e coletiva em prol de toda a biodiversidade existente, levantando pontos quanto à minimização decorrente à degradação, tendo em vista o gradativo aumento do efeito estufa:
- Diminuir ou não a utilização de veículos como meio de transporte;
- Produzir e consumir produtos de forma racional;
- Redução dos diversos tipos de poluentes, etc.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola