Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Arte do mosaico em uma aula sobre polígonos regulares

É possível relacionar polígonos regulares com um mosaico. O professor deverá ensinar que, nesse tipo de polígono, lados e ângulos possuem a mesma medida.
Ao utilizar as tesselas, confeccionamos mosaicos que podem representar um desenho ou estruturas geométricas
Ao utilizar as tesselas, confeccionamos mosaicos que podem representar um desenho ou estruturas geométricas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Neste texto, o professor vislumbrará uma atividade que tem como proposta explanar o tema polígonos regulares. A nossa sugestão é a construção de mosaicos por meio de formas geométricas planas regulares.

A atividade deverá ser dividida em três momentos. Nos dois primeiros, sugestionamos ao professor um breve texto que o ajudará a conduzir a sua explicação em sala de aula. O terceiro momento será a parte prática da atividade. O público-alvo para essa atividade são os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental.

PRIMEIRO MOMENTO: O professor deverá explicar sobre a história dos mosaicos e os materiais que são utilizados para a sua confecção.

Sugestão de explicação

Os mosaicos podem ser confeccionados por diversos materiais, como azulejo, vidro, pedras, conchas, papel, madeira, botão, entre outros. Graças à resistência e durabilidade de alguns dos materiais que são utilizados para confeccionar os mosaicos, podemos chamá-los de pinturas eternas.

O mosaico é confeccionado desde a Antiguidade, destacando-se a produção dos povos mesopotâmios, bizantinos, egípcios, macedônios, gregos, romanos e chineses.

Os mosaico bizantinos representavam personalidades ou passagens da bíblia
Os mosaico bizantinos representavam personalidades ou passagens da bíblia

No Brasil, a arte em mosaico foi praticada inicialmente por Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. Utilizando cacos e conchas, ela revestiu bancos e a fonte do Palácio de São Cristóvão. Também é possível encontrar mosaicos no revestimento do piso das escadarias do Museu de Belas Artes e do Teatro Municipal da cidade do Rio de Janeiro. Outro mosaico que é muito conhecido pelos brasileiros é o calçadão da orla de Copacabana.

O mosaico da orla de Copacabana no Rio de Janeiro foi construído no início do século XX
O mosaico da orla de Copacabana no Rio de Janeiro foi construído no início do século XX

Para confeccionar um mosaico, é necessário utilizar pequenas peças chamadas de tesselas, que devem possuir, no mínimo, duas cores distintas. Com elas, preenchemos superfícies planas, como paredes e quadros. A disposição das tesselas no plano deve formar um desenho que não apresente espaços vazios e nem sobreposição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

SEGUNDO MOMENTO: O professor deverá citar todos os tipos de mosaicos que existem, explicando os mosaicos do tipo regular e semirregular. Esses dois tipos de mosaico serão confeccionados no terceiro momento da atividade.

Sugestão de explicação

Os mosaicos podem ser classificados de acordo com o formato da tessela. As classificações possíveis são: mosaico regular, mosaico semirregular, mosaico demirregular, mosaico não regular, mosaico com quadriláteros, mosaico com pentágonos e mosaico aperiódico de Penrose. De todos esses mosaicos, o professor terá que explicar os do tipo regular e semirregular. No mosaico regular, as tesselas são polígonos regulares, ou seja, polígonos que possuem lados e ângulos internos com a mesma medida. Para confeccionar o mosaico regular, devemos escolher somente um modelo de polígono, como o quadrado, o triângulo equilátero ou o hexágono. Já o mosaico semirregular é confeccionado com dois ou três tipos de polígonos regulares.

TERCEIRO MOMENTO: O professor deverá fazer a descrição dos polígonos regulares, que são: triângulo equilátero, quadrado, hexágono regular, pentágono regular, heptágono regular e octógono regular. De forma alguma deverá desenhar a representação geométrica dessas formas. Após ter feito a formalização por escrito das características de cada polígono regular, deverá entregar para cada aluno 30 tesselas feitas de papel colorido (sugiro utilizar o papel criativo na confecção das tesselas) e com formato de diversos polígonos. O professor terá que confeccionar em maior quantidade os polígonos regulares, pois eles serão utilizados para confeccionar os mosaicos do tipo regular e semirregular.

Os alunos deverão separar as tesselas que possibilitam a confecção dos mosaicos mencionados anteriormente. Feito isso, o aluno solicitará que o professor verifique as tesselas que foram separadas. Caso o professor identifique que o aluno realizou a separação de forma errada, deverá explicar as características dos polígonos regulares de modo que o próprio aluno consiga identificar o seu erro.

Na última etapa dessa atividade, o professor terá que entregar para cada aluno duas folhas de papel sulfite tamanho A4 e cola branca. Nesse momento, o aluno deverá ser criativo ao confeccionar o seu mosaico regular e semirregular.


Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática