Topo
pesquisar

Atividades lúdicas no ensino da matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Jogos para o ensino de conceitos matemáticos
Jogos para o ensino de conceitos matemáticos

 

Toda criança adentra o ambiente escolar com um conhecimento prévio, algo que ela traz de sua pequena experiência de vida. Se for feita uma análise em todo o desenvolvimento cognitivo dos alunos fora do ambiente escolar, será visto o quanto as atividades lúdicas são inerentes ao dia a dia dos alunos. Assim, ressalta Grando (2000, pg. 1), “as atividades lúdicas são inerentes ao ser humano [...]. Se observarmos nossas atividades diárias, identificaremos várias atividades lúdicas sendo realizadas”.

Um fato que não se pode negar é o de que o ensino dos conceitos matemáticos é desgastante e necessita da participação dos alunos.

De tal maneira, alguns momentos podem ser trabalhados através das atividades lúdicas, de forma descontraída e que colabore para a construção dos conhecimentos matemáticos. Pois, ao brincar, a criança age conforme suas tendências internas, por meio de estímulos e interesses próprios, desvencilhando-se de ações programadas por acontecimentos e objetos externos.

Para que seja possível realizar uma proposta que busque o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e de outras áreas cognitivas, é necessário que o professor adapte esta proposta à realidade do aluno, a fim de evitar a mesmice do quadro e giz.

Entretanto, assim como qualquer atividade a ser feita pelo professor, uma aula que utilize uma atividade lúdica necessita de uma grande reflexão quanto ao que será trabalhado, afinal esta atividade deve se adequar à realidade social e cognitiva dos alunos, pois utilizar um recurso de forma que os alunos fiquem sem saber o que deve ser feito ou como proceder, torna-se uma atividade puramente aleatória.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao se focar nas atividades lúdicas em geral, uma vez que estas abrangem muitas áreas, escolha aquela que as crianças mais utilizam no decorrer de sua formação: os jogos.

Para auxiliar aqueles que almejam propor uma aula diferenciada, cabe a leitura do livro de Isabel Lara, Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série, que mostra diversos jogos matemáticos que podem ser adaptados para inúmeras situações e conceitos matemáticos diferenciados, além de ressaltar alguns cuidados importantes na elaboração de uma atividade lúdica utilizando jogos.

No livro citado, a autora relaciona alguns cuidados importantes na escolha dos jogos:

- não tornar o jogo algo obrigatório;
- escolher jogos em que o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença aquele que descobrir as melhores estratégias;
- utilizar atividades que envolvam dois ou mais alunos, para oportunizar a interação social;
- estabelecer regras, que podem ou não ser modificadas no decorrer de uma rodada;
- trabalhar no aluno a frustração pela derrota, no sentido de minimizá-la;
- estudar o jogo antes de aplicá-lo.


Algo que deve ser relembrado é que a atividade lúdica não fará parte por completo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Ela será uma ferramenta utilizada de forma a proporcionar uma aproximação dos alunos com a matemática, colaborando na relação professor-aluno.

Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
 

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador Brasil Escola

 

Ao utilizar as tesselas, confeccionamos mosaicos que podem representar um desenho ou estruturas geométricas
Estratégias de ensino-aprendizagem Arte do mosaico em uma aula sobre polígonos regulares
Gincana: estratégia escolhida para alavancar a participação na aula por parte dos alunos
Estratégias de ensino-aprendizagem Gincana dos conjuntos na reta numérica
A atividade “Batata Quente” pode ser desenvolvida com qualquer faixa etária e enriquece as aulas de matemática
Estratégias de ensino-aprendizagem Uso do jogo “Batata Quente” nas aulas de Matemática
Crianças usando o corpo para contar
Estratégias de ensino-aprendizagem História dos números em sala de aula
Nossa sugestão de aula pode ser aplicada para turmas do 1º ano do Ensino Médio
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre progressões aritméticas
Os triângulos, objetos de estudos da Trigonometria, podem ter suas medidas definidas pelas razões trigonométricas
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre razões trigonométricas
Atividade usada para o ensino de multiplicação
Estratégias de ensino-aprendizagem Geoplano: sugestão de atividade de multiplicação
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola