Topo
pesquisar

As Estações do Ano

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Estações do ano

A Terra não permanece estática, realizando, portanto, diferentes movimentos. Vários fenômenos naturais são consequências desses movimentos. Esse tema é muito importante, sendo fundamental sua abordagem em sala de aula.

As diferentes estações do ano (outono, inverno, primavera e verão) são proporcionadas em razão do movimento de translação que a Terra realiza. Portanto, ao trabalhar esse conteúdo em sala de aula, questione os alunos sobre quantas estações do ano existem e qual o fator responsável por esse processo.

Em seguida, elucide sobre a dinâmica do movimento de translação, quando a Terra se desloca ao redor do Sol, provocando uma variação da radiação solar que chega à superfície terrestre. Explique que esse movimento é realizado em 365 dias, 5 horas e 48 minutos, e que essa diferença de radiação solar é um dos fatores responsáveis pelas estações do ano.

Após a explicação do movimento de translação e as diferentes estações do ano, realize a representação desse processo, pois essa atividade proporcionará que os alunos visualizem a variação no recebimento de energia solar ao longo do ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os materiais necessários são:

- Globo terrestre no pedestal.
- Abajur com lâmpada e sem cúpula.

Para a elaboração da experiência é necessário que coloque o abajur no centro de uma mesa, sua lâmpada representará o Sol. Em seguida, destaque quatro pontos na mesa, ao redor da lâmpada, sempre com a mesma distância, em ângulos retos entre si. Cada um desses pontos representará os meses de dezembro, março, junho e setembro.

Posicione o globo terrestre, alternadamente, em frente aos quatro pontos, com o eixo sempre na mesma direção. Durante a realização da atividade, solicite que os estudantes façam anotações de situações que acharem interessantes.

Após a representação da atividade, faça questionamentos e responda às observações realizadas pelos alunos durante a experiência.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola