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As histórias da cidade

Estratégias de ensino-aprendizagem

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A história local pode ser um importante passo para que os alunos trabalhem com outros temas históricos.


Usualmente, apontamos a questão do distanciamento temporal como uma das dificuldades fundamentais para que o aluno consiga desenvolver um aparato reflexivo capaz de lidar com os conteúdos históricos. Entretanto, o distanciamento cultural e geográfico também deve ser levado em conta quando o professor tenta apresentar a disciplina de uma forma mais acessível e prazerosa. Por isso, recomendamos, principalmente às series iniciais, aulas que valorizem a história local.

Como sugestão, podemos indicar um projeto de estudo das particularidades históricas da cidade por meio das transformações por ela sofrida. Para tanto, o professor pode inserir um exercício de investigação histórica em um trabalho onde o objetivo geral seja a produção de um material informativo para a fabricação de um folder turístico. Dividindo a sala em grupos com quatro ou cinco alunos, o professor deve primeiramente pedir a definição de um tema ligado a alguma atração turística local.

Tendo cada grupo delimitado seu tema em torno de uma região da cidade, os alunos devem fixar quais seriam os espaços, monumentos, museus, ruas e construções privilegiadas em seu trabalho. Depois disso, cada um dos elementos do grupo devem dividir suas tarefas a fim de recolher o maior e melhor conjunto de informações que demonstrem as mudanças e permanências contidas em cada um dos lugares envolvidos na pesquisa.

A partir da observação do espaço em sua atual configuração, o aluno passaria a levantar como o uso e as características de seu “ponto turístico” foram se modificando até alcançar a forma atual. Dessa forma, os alunos têm uma interessante oportunidade de perceber como a história opera em torno de mudanças organizadas com o claro interesse de saciar perguntas feitas no presente. Afinal, é interessante nos questionar por que determinados lugares e monumentos são vinculados a uma identidade local.

Sendo um trabalho que exige uma boa parcela de tempo, é de fundamental importância que o professor programe antecipadamente cada um dos passos a serem seguidos na atividade. Na medida em que cada uma das etapas do trabalho são devidamente cumpridas, o professor pode utilizar da conclusão de cada fase para que diferentes avaliações componham todo o cronograma. Sendo assim, a realização de determinadas tarefas e a produção de um roteiro do trabalho podem ter grande importância.

Com o término do trabalho, é de fundamental importância que o resultado final dos grupos seja apresentado para os demais membros da comunidade escolar. Dessa maneira, todo o processo e trabalho exigidos dos alunos ganham uma importante recompensa ao ser apreciado por alunos e professores de outras séries e turnos. Com isso, as histórias da cidade ganham vida em uma atividade de pesquisa conduzida pelo esforço e interesses daqueles que estão aprendendo a lidar com o passado.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola


História - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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