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O Brasil possui extensão territorial de 8.514.876,6 quilômetros quadrados, sendo o quinto maior país do planeta. Essa grande área está dividida em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. A regionalização do país é um tema de fundamental importância nos estudos geográficos, pois possibilita a análise dos aspectos sociais, físicos e econômicos. Portanto, o educador deve proporcionar aulas agradáveis e dinâmicas sobre o assunto.
Nesse sentido, sugerimos que você utilize o mapa político do Brasil para identificar os complexos regionais. Inicie a aula perguntando quantas regiões possui o Brasil e, em seguida, elucide sobre os critérios adotados nesse processo regionalização. Esclareça que o país já teve várias regionalizações e que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável por essa divisão do território nacional.
Posteriormente, aborde a importância dessa divisão regional, que busca integrar, em uma mesma Região, estados com semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos, proporcionando, assim, a otimização dos recursos financeiros destinados ao desenvolvimento de políticas públicas. Após essa abordagem, entregue uma cópia do mapa do Brasil para cada estudante, no qual eles deverão destacar as regiões do país, além de indicar os estados e suas respectivas capitais.
Ao término da atividade, divida a turma em cinco grupos e indique uma Região para cada equipe, que deverá realizar uma pesquisa abordando os seguintes elementos: extensão territorial, bioma predominante, relevo, hidrografia, população, densidade demográfica, aspectos econômicos, manifestações culturais e um mapa político do Brasil indicando os estados e os complexos regionais. Para auxiliar na pesquisa, utilize os seguintes sites: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/ e http://www.ibge.gov.br/estadosat/. No dia da entrega dos trabalhos, promova um debate sobre as características de cada Região do Brasil, enfatizando as peculiaridades de cada uma e as disparidades existentes no território nacional.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola