Topo
pesquisar

Atividade cartográfica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Crie um bairro e desenvolva a atividade cartográfica

As noções cartográficas são essenciais durante o deslocamento espacial presente em nosso cotidiano. Nesse sentido, esse conteúdo deve receber a mesma importância que a leitura e a escrita recebem, pois o entendimento dessa matéria é necessário na interpretação de mapas, além de ser fundamental no processo de orientação espacial.

Uma proposta muito interessante para a abordagem do tema é a simulação de deslocamento de um personagem em um mapa desenvolvido pelo professor. Para isso, é necessária a confecção de um bairro com várias ruas, onde cada uma possua diversas casas, comércios, hospital, escola, academia, entre outros elementos que possam ser utilizados como referência.

Forme grupos (até três pessoas) e entregue uma cópia do mapa do bairro para cada equipe e o percurso que deverá ser realizado pelo personagem da atividade (que chamaremos de Pedrinho). Inicie solicitando para que os estudantes tracem o caminho mais curto entre a casa de Pedrinho até a escola.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante o trajeto, os estudantes deverão fazer uma lista das construções que estão à direita de Pedrinho (supermercado, hospital, academia, etc.). Após sair da escola, o nosso personagem irá ao supermercado. Portanto, os alunos deverão traçar o caminho da escola para o supermercado, destacando os principais pontos de referência e suas direções (direita ou esquerda). O educador pode sugerir novos trajetos e alongar a atividade.

Posteriormente, o professor deve corrigir atividade com o auxílio dos alunos, questionando sobre a distribuição dos elementos que formam a paisagem. Essa é uma metodologia que visa estimular o desenvolvimento cartográfico dos estudantes, proporcionando subsídios para a compreensão de localização e orientação espacial.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

É possível obter algumas informações sobre os diferentes países existentes
Estratégias de ensino-aprendizagem Conhecendo os países em sala de aula
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola