Whatsapp

Atividade Experimental na Sala de Aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Atividade Experimental: a união da teoria com a prática

A união de teorias físicas com a prática é sempre uma boa pedida, uma vez que essa junção facilita a compreensão dos assuntos que são tratados pelo professor dentro da sala de aula. No entanto, ainda hoje muitos profissionais da educação, principalmente os de física, não dão a mínima para a atividade experimental, mas não são todos. Existem também muitos professores que sentem a necessidade de demonstrações experimentais para seus alunos, no entanto, não tem essa oportunidade, pois a verba do colégio é escassa e não dá para pagar as despesas com atividades experimentais.

Uma atividade experimental visa o contato físico, a aplicação prática dos conceitos que são abordados em sala. No ensino de física o contato com experimentos é muito importante, uma vez que ele possibilita que os alunos absorvam melhor os conceitos e teorias que foram tratados durante a aula teórica. Por exemplo, medir a resistividade elétrica pode ser um bom resultado para o aprendizado dos alunos, como também pode aumentar o nível de conhecimento do aluno, possibilitando a ele a melhor visão e compreensão dos fenômenos que acontecem cotidianamente. Utilizando uma montagem de um sistema com diferentes fios metálicos de variados comprimentos, alimentado por uma fonte de energia e utilizando aparelhos específicos, um ohmímetro, é possível fazer o estudo da resistividade desses materiais, bem como fazer o estudo da relação da resistência com o comprimento dos fios metálicos.

Do ponto de vista do contexto educativo, realizar uma experimentação não é apenas testar uma teoria científica, vai mais além. A experimentação funciona como meio para estudar e compreender as teorias - fixar melhor os conceitos e lembrá-los durante uma prova, através da memorização - além de aprofundar os conhecimentos sobre determinado assunto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marco Aurelio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Realize uma atividade experimental com seus alunos para verificar se os materiais são bons ou maus condutores de eletricidade.
Veja aqui uma proposta de aula experimental de baixo custo que visa estudar e identificar os componentes eletrônicos de um circuito eletrônico.
Veja aqui uma simples atividade que pode demonstrar a veracidade da Primeira Lei de Newton, através de uma situação de equilíbrio.
Clique aqui e veja algumas sugestões de materiais que são necessários para a montagem de um laboratório de física.
Verificando a ação de um campo magnético através de um circuito simples e uma bússola comercial.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola