PUBLICIDADE
Objetivos:
Permitir que os alunos pesquisem, fotografem, classifiquem e socializem os procedimentos e resultados. Ao final da atividade, eles deverão ser capazes de classificar e entender a função ecológica destes organismos e o porquê de serem, evolutivamente falando, parentes mais próximos dos animais do que das plantas.
Materiais e métodos:
A atividade deve ser proposta no início do ano para que, quando o tema “fungos” for abordado, os alunos já tenham material suficiente.
O professor deve dividir a sala em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo deverá ter pelo menos uma máquina fotográfica e fotografar todos os fungos que tiverem condições e arquivar nesse acervo.
Uma semana antes da aula sobre fungos, o professor deverá, ainda, propor que seus alunos levem pães velhos e frutas antigas para que, até a semana seguinte, fungos estejam presentes nas amostras.
Na aula propriamente dita, será interessante se o professor, além de explicar as descrições, modo de vida, pontuar acerca do papel que desempenham no ambiente e alguns benefícios e malefícios que podem causar ao ambiente e à vida humana, não se esquecendo de relacionar todas estas características com aspectos evolutivos.
Com o auxílio de fontes bibliográficas, chaves e do conteúdo exposto em sala, proponha que os alunos, em seus grupos, classifiquem em nível de classe os representantes fotográficos em sala. Esteja presente apenas para tirar dúvidas, para instigá-los.
Após as atividades, esclareça aos alunos as principais dúvidas que tiveram e veja quais as dificuldades que encontraram.
Como avaliação, proponha a confecção de relatórios individuais e seminário em grupo, projetando em slides os fungos encontrados, separados em suas respectivas classes. Caso haja tempo, proponha uma exposição fotográfica com as melhores fotografias no pátio da escola.
Criar páginas de internet, como o site do Zoológico Virtual, é uma dica de atividade, em colégios que possuam laboratório de informática.
Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola