Whatsapp

Atividade prática: Estudando os fungos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Buscar e fotografar fungos estimula o espírito científico do aluno
 
Objetivos:

Permitir que os alunos pesquisem, fotografem, classifiquem e socializem os procedimentos e resultados. Ao final da atividade, eles deverão ser capazes de classificar e entender a função ecológica destes organismos e o porquê de serem, evolutivamente falando, parentes mais próximos dos animais do que das plantas.

Materiais e métodos:

A atividade deve ser proposta no início do ano para que, quando o tema “fungos” for abordado, os alunos já tenham material suficiente.

O professor deve dividir a sala em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo deverá ter pelo menos uma máquina fotográfica e fotografar todos os fungos que tiverem condições e arquivar nesse acervo.

Uma semana antes da aula sobre fungos, o professor deverá, ainda, propor que seus alunos levem pães velhos e frutas antigas para que, até a semana seguinte, fungos estejam presentes nas amostras.

Na aula propriamente dita, será interessante se o professor, além de explicar as descrições, modo de vida, pontuar acerca do papel que desempenham no ambiente e alguns benefícios e malefícios que podem causar ao ambiente e à vida humana, não se esquecendo de relacionar todas estas características com aspectos evolutivos.

Com o auxílio de fontes bibliográficas, chaves e do conteúdo exposto em sala, proponha que os alunos, em seus grupos, classifiquem em nível de classe os representantes fotográficos em sala. Esteja presente apenas para tirar dúvidas, para instigá-los.

Após as atividades, esclareça aos alunos as principais dúvidas que tiveram e veja quais as dificuldades que encontraram.

Como avaliação, proponha a confecção de relatórios individuais e seminário em grupo, projetando em slides os fungos encontrados, separados em suas respectivas classes. Caso haja tempo, proponha uma exposição fotográfica com as melhores fotografias no pátio da escola.

Criar páginas de internet, como o site do Zoológico Virtual, é uma dica de atividade, em colégios que possuam laboratório de informática.


Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

 

 

Artigos Relacionados
Clique aqui e veja uma atividade sobre os fatores bióticos e abióticos direcionada para a Educação de Jovens e Adultos.
Saiba como usar a observação de fungos para tornar as aulas sobre esse tema mais dinâmicas e proveitosas. A criação de um observatório pode ajudar a compreender melhor o conteúdo ministrado e provocar maior interesse por parte dos alunos, além de estimular a capacidade de análise e interpretação de resultados.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola