A dinâmica a seguir é ótima para alunos que estão começando a escrever ou iniciantes na língua inglesa. E também para ser ministrada após a aula “Ensinando as partes do corpo através da música”, disponível neste canal.
O educador deve separar: papel pardo, pincéis atômicos de cores variadas (azul, rosa, vermelho, verde).
Escreva por duas vezes e em tiras de cartolina as partes do corpo estudadas: head, shoulder, knee, toes, foot, legs, arms, hand, finger. Escolha cores diferentes para a cartolina, como azul e rosa. Plastifique as tiras de modo que não rasguem durante a atividade.
Solicite para que todos façam um círculo e vá até o centro. Coloque o papel pardo no chão junto com os pincéis atômicos. Escolha um dos meninos e peça para que ele deite em cima do papel de barriga pra cima e com os braços rentes ao tronco.
Observação: Leve mais de um papel pardo para a sala em caso de haver necessidade!
Então, pegue um dos pincéis atômicos (azul ou verde) e faça o contorno do pupilo no papel. Convide os outros estudantes para olharem mais de perto! Eles vão ficar super interessados na atividade, tentando entender o que está fazendo! Vá falando com a turma: O que estou contornando? É o “body” do João, não é? Repitam: “body”!
E qual parte é essa? É a “leg”? Então, qual é?, e assim por diante.
Professor, nunca permita que um aluno diga as palavras que já sabe em inglês na língua materna, pois isso tardará seu aprendizado!
Após contornar, fixe o papel no quadro e peça que os alunos ajudem a identificar as partes do corpo. À medida que forem falando, escreva as palavras em letras capitais e faça setas indicando a parte correspondente. Repita as palavras com as crianças e pergunte sempre: que letra é essa?
Quando os estudantes não estiverem lembrando os nomes das partes do corpo, cante com eles a música que aprenderam!
Depois faça o mesmo processo com uma menina! Eles já estarão mais familiarizados com a atividade e, então, poderá ser mais rápido desta vez!
Em seguida, distribua as palavras para as meninas e meninos. As rosas para as “girls” e as azuis para os “boys”
Coloque os papéis pardos como contorno do menino e da menina na altura média dos alunos e peça para que fixem as palavras na parte do corpo correspondente.
Às vezes os estudantes não saberão ler o que está escrito, mas farão associação por memória fotográfica!
Cada palavra fixada corretamente valerá um ponto. Ganha o time que tiver o maior número de acertos na relação palavra/parte do corpo!
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola