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Atividades complementares são aquelas que acrescentam ou agregam conhecimento em um determinado conteúdo. A execução desse tipo de atividade deve ser implantada de acordo com a ligação existente entre o conteúdo estudado e a curiosidade, informação, dado e o texto complementar, ou seja, coerência entre os mesmos.
Todo conjunto de atividades complementares, como textos, fotografias, filmes entre outros, são importantes para atrair os alunos e torná-los mais atuantes, dessa forma, podem disponibilizar um maior interesse acerca do tema e conseqüentemente produzir um bom aproveitamento na disciplina.
Esse tipo de atividade recebe o nome de interdisciplinaridade e/ou tema transversal (vai além do conteúdo e até da disciplina), a partir desses pode-se estabelecer uma avaliação acerca do conhecimento do aluno. Abaixo algumas situações que podem ser inseridas nos textos complementares.
• Movimento de translação: Nesse conteúdo é interessante apresentar um texto complementar que retrate os fenômenos afélio e periélio.
• Fuso horário: Nesse caso estabelecer uma ligação com o horário de verão e a quantidade de fusos existentes no Brasil.
• Dimensão do território brasileiro: apresentar a distância entre os extremos de leste a oeste e de norte a sul.
• Camadas da Terra: explanar sobre a idade do planeta Terra.
• Relevo: apresentação de material que mostre as forças epirogênese e orogênese.
• Hidrografia: exposição de materiais que mostram a importância dos rios para a humanidade.
• Águas subterrâneas: Texto complementar sobre o aqüífero Gurani.
Esses são apenas alguns dos muitos casos que são propícios a estabelecer ligações entre o conteúdo e um tema relacionado. O principal objetivo é alcançar o aluno por meio de outros assuntos que se encontram paralelos. O trabalho do professor não se resume a ensinar um dos conteúdos curriculares referente a cada série, é buscar incessantemente a atenção, o interesse, a motivação e aprendizagem do aluno.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola