Whatsapp

Atividades extra-sala no ensino de Geografia

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Visita de alunos a uma área rural.

A Geografia é uma ciência que pode oferecer ao aluno a possibilidade de desvendar uma série de conhecimentos acerca do mundo, tanto da natureza como do homem e a intensa relação entre eles.

Nas escolas a Ciência Geográfica, em muitos casos, não obtém uma grande receptividade por parte da maioria dos alunos. Isso ocorre por que os alunos ainda não perceberam que eles praticam a Geografia a todo o momento, além disso, os meios de comunicação (tv, internet, revistas etc.) informam continuamente assuntos ligados diretamente a essa ciência.

Diante da “crise de percepção” é preciso buscar maneiras práticas para que o aluno associe teoria e aplicação.

Nesse contexto, uma das melhores alternativas é desenvolver atividades no campo, ou simplesmente fora da sala de aula. Então, caso o professor esteja ministrado aulas sobre o lixo e seus problemas, é indicado fazer uma visita a um lixão ou aterro sanitário, o aluno visualizando o problema vai automaticamente comprovar tudo o que foi ministrado em sala, a experiência gera uma fixação do conteúdo na mente do aluno.

Outra situação é sobre água poluída, nesse caso é interessante seguir até um córrego ou rio que esteja poluído ou passa pelo processo, a visualização da realidade irá refletir no aluno uma consciência, pois ele irá observar que a partir disso poderá reverter a sua postura como cidadão e quem sabe do próprio manancial.

A experiência, o contato, a vivência é importante, pois materializa ou concretiza algo que às vezes parece irreal para o aluno, algo somente do imaginário e longe de sua realidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégia de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Confira uma sugestão de aula sobre enchentes através da realização de um trabalho de campo que indique as causas do problema para os seus alunos!
Que tal apresentar, de maneira criativa, os países em sala de aula? Clique aqui e saiba como.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola