Topo
pesquisar

Aula prática - Visualização da epiderme vegetal

Estratégias de Ensino

Nesta aula prática, você poderá mostrar as características da epiderme vegetal utilizando um método fácil e barato.
PUBLICIDADE

A análise da epiderme vegetal muitas vezes gera dificuldade na sala de aula, pois os cortes anatômicos paradérmicos podem ser bastante complicados e exigem bastante técnica. Muitas vezes, o corte fica espesso, dificultando a análise. Além disso, algumas vezes a lâmina foliar é muito fina, dificultando ainda mais o corte.

Neste texto ensinaremos uma técnica de impressão da epiderme que pode ser feita facilmente por qualquer professor. A técnica foi publicada em 2004 em um trabalho de SEGATOO et al., em que os autores demonstraram a eficiência da metodologia para a análise de caracteres anatômicos da folha de batata.

Para a realização desta aula, você precisará de:

- Folhas da planta que se deseja analisar;

- Adesivo instantâneo universal (éster de cianoacrilato) - Super Bonder®;

- Lâmina;

- Microscópio;

Primeiramente coloque uma pequena gota do adesivo instantâneo sobre a lâmina. Coloque então a parte da folha que deseja observar sobre o adesivo. Aguarde aproximadamente 10 segundos e retire a folha.

Pronto! Você já possui a impressão da sua epiderme foliar. Agora é só observar o material no microscópio.

Simples e de baixo custo, a técnica possibilita a montagem de várias lâminas rapidamente. Além disso, o acondicionamento é simples, podendo ser deixada em condições ambientais por tempo superior a um ano.

A partir desse molde você poderá mostrar aos seus alunos a estrutura dos estômatos, os tricomas, além das células epidérmicas comuns. Se possível, faça o molde de diversas plantas diferentes, pois assim será possível a observação de variadas estruturas.

Boa aula!


​Por Ma. Vanessa dos Santos

Observe os soros na folha da pteridófita
Estratégias de Ensino Aula prática sobre pteridófitas
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola